Gaudium news > A “queda com anestesia” leva à apostasia, diz o Papa

A “queda com anestesia” leva à apostasia, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-02-2020, Gaudium Press) O Papa Francisco celebrou Missa nessa quinta-feira, 13/02, na Capela da Casa Santa Marta.

A queda com anestesia leva à apostasia, diz o Papa-Foto Redes Sociais.jpeg
“Não foi uma apostasia da noite para o dia, foi uma apostasia lenta”.
Foto Redes Sociais

Durante sua homilia ele exortou os fiéis a estar atentos ao que ele denominou de “queda com anestesia”, quando a fidelidade a Deus é perdida gradualmente e a pessoa deixa-se deslizar lentamente no pecado, relativizando as coisas e entrando em “negociação” com os deuses do dinheiro, da vaidade e do orgulho.

Salomão

Ao comentar a Primeira Leitura da Liturgia do dia (1Rs 11, 4-13), Francisco lembrou que ela nos fala do que se poderia chamar de apostasia de Salomão. Ele não foi fiel a Deus.

Depois de idoso, suas mulheres o fizeram “desviar seu coração” para seguir outros deuses.

Quando jovem ele pediu a Deus a sabedoria, e Deus o tornou sábio.
Todos o procuravam por isso: os juízes e até a rainha de Sabá foi até ele com presentes, pois, ela ouvira falar de sua sabedoria.

A rainha fez a Salomão perguntas difíceis, recordou Francisco, mas, ele respondeu tudo com sabedoria.

Apostasia lenta

O casamento com mais de uma mulher era permitido naquele tempo e ele teve várias esposas. O coração de Salomão foi enfraquecido por estas mulheres porque as havia escolhido em outros povos, elas tinham outros deuses.

Salomão se perdeu quando uma das esposas lhe disse para ir adorar Camos ou Melcom. E fez isso a pedido de todas as mulheres estrangeiras que ofereciam sacrifícios aos seus deuses.

Ele “permitiu tudo, deixou de adorar o único Deus”.

Pelo excesso de afeição por estas mulheres pagãs, “o paganismo entrou em sua vida”.
E, então, destacou Francisco, aquele jovem sábio que rezou pedindo sabedoria caiu. E caiu tanto que acabou por ser rejeitado pelo Senhor.
Explicou o Pontífice:
“Não foi uma apostasia da noite para o dia, foi uma apostasia lenta”.

Rei Davi

Também o rei Davi, seu pai, de fato, havia pecado – gravemente pelo menos duas vezes – mas logo se arrependeu e pediu perdão: permaneceu fiel ao Senhor que o guardou até o fim, lembrou o Papa.

Davi chorou por aquele pecado e pela morte do filho Absalão e quando fugia dele, humilhou-se pensando em seu pecado, quando as pessoas o insultavam, explicou.

Davi “Era santo. Salomão não é santo”, afirmou Fraancisco.
O Senhor lhe havia dado tantos dons, mas ele havia desperdiçado tudo porque deixara seu coração enfraquecer.

Deslizar lentamente

Não se trata – observa o Papa – do “pecado de uma vez”, mas do “deslizar”:

“As mulheres desviaram seu coração e o Senhor o reprova:

“Você desviou o coração”.

E isto ocorre na nossa vida. Nenhum de nós é um criminoso, nenhum de nós comete grandes pecados como Davi cometeu com a esposa de Urias, nenhum.

Mas onde está o perigo?

Deixar-se escorregar lentamente porque é uma queda com anestesia, você não se dá conta, mas lentamente você escorrega, relativiza as coisas e perde a fidelidade a Deus.

Estas mulheres eram de outros povos, tinham outros deuses, e quantas vezes nos esquecemos do Senhor e entramos em negociações com outros deuses: o dinheiro, a vaidade, o orgulho.

Mas isto é feito lentamente e se não houver graça de Deus, perdemos tudo.

Estar bem com Deus e com o diabo…

Francisco voltou a falar do Salmo 105 (106) para enfatizar que esta mistura com os povos e aprender a agir como eles significa paganizar-se:

“E para nós este lento deslizamento na vida é em direção da mundanização, este é o pecado grave:

“Todos o fazem, mas sim, não há problema, sim, não é realmente o ideal, mas…”.

Estas palavras justificam-nos ao preço de perder a fidelidade ao único Deus. Eles são ídolos modernos.

Vamos pensar neste pecado da mundanização. De perder a autenticidade do Evangelho. O genuíno da Palavra de Deus, de perder o amor deste Deus que deu a sua vida por nós.

Não se pode estar bem com Deus e com o diabo. Isto é o que todos dizemos quando falamos de uma pessoa que é um pouco assim: “Ele está bem com Deus e com o diabo”. Ele perdeu a sua fidelidade. “

O amor de Deus estanca o deslizamento

Na prática, esta situação significa não ser fiel “nem a Deus nem ao diabo”, diz Francisco.

E, para concluir, o Papa exorta a pedir ao Senhor a graça de parar quando compreendermos que o coração começa a escorregar:

“Pensemos neste pecado de Salomão, pensemos em como aquele sábio Salomão caiu, abençoado pelo Senhor, com toda a herança de seu pai Davi, como ele caiu lentamente, anestesiado para esta idolatria, para esta mundanização e lhe foi tirado o reino. Peçamos ao Senhor a graça de entender quando nosso coração começa a enfraquecer e a escorregar, para nos deter. Serão a Sua graça e o Seu amor nos deter se nós rezarmos a Ele. “

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas