Gaudium news > Congregação para a Educação Católica se reúne em Roma

Congregação para a Educação Católica se reúne em Roma

Itália – Roma (Quinta-feira, 20-02-2020, Gaudium Press) A Congregação para a Educação Católica está realizando em Roma, desde segunda-feira, 17 de fevereiro, sua Plenária. O encontro, que ocorre a cada dois anos, reúne membros de diversas partes do mundo na Sala Bolonha, no Vaticano.

Congregação para a Educação Católica se reúne em Roma.jpg

No total são 35 participantes entre Bispos, sacerdotes e assessores. O Brasil está sendo representado por dois Cardeais: Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, e Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Dentre os temas discutidos estão a situação das instituições de educação católica pelo mundo, com seus desafios e perspectivas para os próximos anos. Também está em pauta o debate de como a Igreja pode estar presente nas universidades através das pastorais universitárias.

“Nossa contribuição é nossa visão da questão dos fechamentos das escolas, a presença da Igreja na educação, toda a questão da secularização e como isto está presente no mundo universitário e o ato global sobre a educação, que será em maio”, explicou Dom Orani em entrevista ao Vatican News.

A programação foi iniciada com o juramento dos novos membros, a saudação do Cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da congregação e uma conferência sobre as últimas atividades desde 2017 e a mensagem do Papa sobre o tema da educação, ministrada por Dom Vincenzo Zani, secretário da congregação.

Durante o encontro, Dom Orani ressaltou a participação dos reitores de universidades católicas do mundo inteiro, demonstrando a preocupação de como devem ser o papel das universidades católicas espalhadas pelo mundo e o impacto global sobre a educação.

Dentre as iniciativas da congregação estão a elaboração de um diretório para a educação, um documento sobre a questão do gênero, o aprofundamento da Exortação apostólica Veritatis Gaudium e entre outros assuntos.

A Plenária será concluída nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, com a audiência do Papa Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas