Gaudium news > A Quarta-feira de Cinzas do Papa, os Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais

A Quarta-feira de Cinzas do Papa, os Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-02-2020, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou a jornalistas que na Quarta-feira de Cinzas o Papa Francisco participará da procissão que sai da Basílica Beneditina de Santo Anselmo e segue na direção da Basílica Santa Sabina onde presidira a Santa Missa e participa das cerimônias da abertura da Quaresma.

A Quarta-feira de Cinzas do Papa, os Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais-foto wordpress.jpg
Francisco presidirá a Santa Missa com o
rito da Imposição das Cinzas em Saanta Sabina.
Foto: WordPress

A Basílica de Santo Anselmo está localizada na colina do monte Aventino. De sua torre construída em estilo neorromânico pode-se ver a cúpula da Basílica de São Pedro.

A procissão da Quarta-feira de Cinzas que sai de Santo Anselmo em direção à Basílica de Santa Sabina é uma tradição iniciada por João XXIII há 48 anos.

A procissão deste ano deve ser no dia 26 de fevereiro e tem seu início previsto para as 16h30 com uma Liturgia.
Após o ato litúrgico inicia-se o deslocamento do cortejo processional até a Basílica de Santa Sabina do qual farão parte cardeais, bispos, monges beneditinos, monges dominicanos e alguns leigos.

Em Santa Sabina o Papa Francisco presidirá a Santa Missa com o rito da Imposição das Cinzas, que, como é sabido, é um ato penitencial que foi iniciado ainda na Idade Média.

Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais

No dia 1º de março, o Papa Francisco, acompanhado por seus colaboradores da Cúria Romana, dirige-se até a localidade de Ariccia para praticar os “Exercícios Espirituais da Quaresma” que deverão prolongar-se até a sexta-feira, 6 de março.

Frei Raniero Cantalamessa

Como tem acontecido nos últimos anos, o pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap proporá ao Papa Francisco e à Cúria Romana as reflexões para a Quaresma 2020.

As reuniões para as pregações serão realizadas na Sala Clementina do Palácio Apostólico, de 6 de março a 3 de abril, sempre às 9 horas das sextas-feiras da Quaresma.

Os temas propostos para este ano são:

A 6 de março, uma meditação introdutória ao tempo e ao espírito da Quaresma, intitulada “Mettere la scure alla radice” (Por o machado na raiz);

em 20 de março, “Maria durante a vida pública de Jesus”;

em 27 de março, “Maria ao pé da Cruz, modelo de esperança”

e em 3 de abril, “Maria Mãe da Igreja na ordem da graça”.

Francisco estará ausente na primeira pregação do Frei Capuchinho por estar participando dos Exercícios Espirituais, em Ariccia.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas