Gaudium news > Academia Pontifícia para a Vida realiza encontro sobre inteligência artificial

Academia Pontifícia para a Vida realiza encontro sobre inteligência artificial

Roma Itália (Sexta-feira, 28-02-2020, Gaudium Press) “Por uma inteligência artificial humanista”.

Com este tema a Academia Pontifícia para a Vida promove nesta sexta-feira um encontro do qual deve participar expoentes do mundo cibernético e do mundo político europeu.

Academia Pontifícia para a Vida realiza encontro sobre inteligência artificial-Foto InfoMoney.jpg
“Por uma inteligência artificial humanista”
Foto: InfoMoney

De acordo com o Vatican News, esta iniciativa desse Dicastério da Igreja Católica terá na abertura dos trabalhos a presença de Dom Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida.

Participarão também do evento o presidente da Microsoft, Brad Smith, e John Kelly III, vice-diretor executivo da IBM e contará ainda com a presença do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli e de um membro das Nações Unidas, o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.

Durante os trabalhos da manhã, as empresas Microsoft e IBM assinam um “Call for Ethics” que pretende “ajudar as empresas num processo de avaliação dos efeitos das tecnologias coligadas com a inteligência artificial, os riscos que envolvem, e possíveis estradas de regulamentação, incluindo a nível educacional”.

Pontifícia Academia para a Vida

A Pontifícia Academia para a Vida faz parte do Dicastério da Igreja Católica. Ela foi criada em 11 de fevereiro de1994 pelo Papa João Paulo II, através do Motu proprio Vitae Mysterium.

A Academia foi instituída tendo como objetivo estudar, informar e formar sobre os principais problemas de biomedicina e de direito, relativos à promoção e à defesa da vida, levando em conta a relação direta que estes temas têm com a moral cristã e as diretrizes do Magistério da Igreja.

Para cumprir estas finalidades foi instituída uma fundação denominada Vitae Mysterium, em outubro de 1994.

Autonomia Própria

A Pontifícia Academia para a Vida goza de autonomia própria e mantém relações com o “Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes de Saúde” e vários outros Dicastérios da Cúria Romana envolvidos com o serviço para a vida humana.

Ela tem caráter supranacional e é formada por setenta membros, todos nomeados pelo Papa.

Seus membros representam os mais diversos ramos das ciências biomédicas e daquelas relacionadas com os problemas que dizem respeito à promoção e defesa da vida humana.

Além de seus membros ela conta com três outros participantes “ad honorem” e de membros correspondentes que trabalham em institutos e centros de estudo sobre a cultura da vida.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas