Gaudium news > Dom Rossi Keller: Uma Mensagem para a Quaresma

Dom Rossi Keller: Uma Mensagem para a Quaresma

Frederico Westphalen (Sexta-feira, 28-02-2020, Gaudium Press) Dom Antônio Carlos Rossi Keller escreveu para seus “queridos filhos da Diocese de Frederico Westphalen” uma Mensagem a propósito da Quaresma:

“Com a graça de Deus, vivemos mais um tempo quaresmal, ou seja, mais um período santo na vida de nossa amada Igreja”, assim inicia ele a Mensagem.
Dom Rossi explica que “este tempo especial tem por finalidade ajudar-nos no processo de conversão, rumo ao céu”.

Dom Rossi Keller-Uma Mensagem para a Quaresma.Foto Arquivo Gaudium Press2.jpg
“Na Quaresma, somos chamados aos “exercícios quaresmais”:
a oração, a penitência e a caridade.
Foto: Arquivo Gaudium Press

Convite à Santidade

Para o Bispo, “Nossa vida aqui na terra tem este objetivo, do qual jamais devemos perder o foco: o céu, a comunhão plena e definitiva com Deus na vida eterna”.

E ele reitera: “Esta deve ser a nossa maior preocupação. Como consequência, tudo o que nos ajuda a atingir esta meta, deve ser amado e buscado com empenho e dedicação.
Tudo o que nos impede de atingir esta meta deve ser odiado e evitado com o mesmo empenho, a mesma dedicação.

Convite à revisão da Vida… e Conversão

“Neste sentido, -diz o Prelado-, durante este período santo, a Igreja nos convida a uma seria revisão de nossa vida, que vise um autêntico conhecimento de si não para uma autorrecriminação infrutífera e angustiosa, mas para uma autentica conversão, selada pela Graça divina, obtida especialmente através da Graça sacramental do Sacramento da Reconciliação e da Paz.”

“Tradicionalmente, na Quaresma, somos convidados aos chamados “exercícios quaresmais”, fundamentados em três pilares: a oração, a penitência e a caridade, afirma a Mensagem.

Oração, encontro com Deus

“A intensificação da oração é uma das condições fundamentais para o verdadeiro encontro filial com Deus. Antes de nos preocuparmos em nos fazer ouvir por Deus, nossa oração, neste período é, antes de tudo, um abrir-se a Deus, em uma atitude de silenciosa e atenta escuta de sua voz.”

Penitência Quaresmal

“A penitência quaresmal, inserida nas realidades normais do dia a dia, além de preocupar-se em oferecer a Deus alguns pequenos incômodos (o jejum, a abstinência de carne, as mortificações corporais) busca, antes de tudo aceitar com humildade e alegria as cruzes que vão aparecendo sem pedirmos, aquelas que o Senhor permite em nossas vidas e que são santificadoras e purificadoras, porque nos unem fortemente à cruz do Senhor”, explica o Bispo.

Caridade

“A caridade na Quaresma nos leva a assumir vitalmente um princípio estrutural: aprender a renunciar até mesmo ao que é legítimo, para sermos e vivermos como pessoas desapegadas e desprendidas dos bens materiais”, ensina Dom Carlos Antônio.

Para Dom Rossi Keller, o tema da CF 2020 “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o seu lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10,33-34) “nos leva a vivenciar, de forma intensa, este aspecto do nosso caminho quaresmal: a caridade assumida e vivida através de uma atitude de comprometimento na capacidade de enxergar os males que afligem especialmente os mais abandonados; a compaixão misericordiosa, que nos leva a sentir em nós mesmos estes sofrimentos e a atitude de cuidarmos destes irmãos, sendo para eles a presença de Jesus que toca estas chagas sociais e cuida, por meio da Igreja e dos cristãos, das feridas que tanto fazem sofrer a tantos irmãos e irmãs caídos pelos caminhos da vida.”

E o Bispo de Frederico Westphalen encerra sua Mensagem não com um apelo, mas com um convite paterno:

“Vivamos intensamente esta Quaresma como um período de crescimento espiritual e humano.
Assim celebraremos, renovados, o Mistério da Páscoa do Senhor.”

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas