Gaudium news > Diocese de Roma convoca dia de oração e jejum contra o coronavirus

Diocese de Roma convoca dia de oração e jejum contra o coronavirus

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-03-2020, Gaudium Press) Dom Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma, convoca os fiéis para um dia de oração, jejum e solidariedade pelos doentes do Covid-19 e por quem trabalha por eles na Itália e no mundo.

Diocese de Roma convoca dia de oração e jejum contra o coronavirus.Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
Vigário do Papa convoca fiéis para um dia de
oração, jejum e solidariedade pelos doentes do Covid-19.
Foto: Arquivo Gaudium Press

O dia escolhido para oração, jejum e solidariedade foi o dia 11 de março, uma quarta-feira.

O cardeal Donatis presidirá uma missa no Santuário do Divino Amore, em Roma, às 19h, hora italiana, que será transmitida ao vivo, via streaming, pela página da Diocese de Roma no Facebook e também pelo canal italiano de TV “Telepace”.

O comunicado do Cardeal Angelo De Donatis, foi feito ao final dos Exercícios Espirituais para a Cúria Roma que foram encerrados nesta sexta-feira, 06/03, em Ariccia.

Carta aos fiéis

Foi através de uma carta dirigida a todos os fiéis pela emergência ligada ao coronavírus, que o Cardeal escreveu:

“vamos rezar por aqueles que estão infetados e por quem cuida deles; e pelas nossas comunidades para que sejam testemunho de fé e de esperança neste momento”.

No dia 11 de março, De Donatis vai presidir uma missa no Santuário do Divino Amor, em Roma.

O que fazer

O Cardeal propõe que, além do jejum, renunciando a uma refeição no dia, a proposta é a de ser aquela de ser “um sinal de esmola”: recolher ofertas que serão destinadas “ao apoio dos agentes sanitários que estão trabalhando com generosidade e sacrifício no cuidado dos doentes”.

Fruto do Retiro Quaresmal

O Cardeal diz que, “nestes dias de oração e silêncio, senti fortemente o grito da nossa cidade, da Itália e do mundo. É uma situação pela qual não estamos acostumados, que nos preocupa, mas, sobretudo, agora estamos sendo chamados a viver com a força da fé, a certeza da esperança, a alegria da caridade”.

De Donatis exorta a diocese a “ler este período com os olhos de Deus, ajudando as comunidades a se voltar a Ele, a redescobrir aquilo que é essencial, a reencontrar o gosto pela oração”.

E o cardeal acrescenta que são dias propícios para “incutir esperança, pela qual transmitir confiança e se colocar de joelhos para interceder pelo mundo”.

Conscientes das nossas fraquezas, poderemos experimentar a força da oração

“Quando somos conscientes das nossas fraquezas, das nossas fragilidades, do sentido de desorientação que provamos diante do imprevisto e do desconhecido”, é possível experimentar a força da oração, finaliza De Donatis. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas