Gaudium news > Na audiência geral, Papa destaca importância do sacramento da penitência

Na audiência geral, Papa destaca importância do sacramento da penitência

Cidade do Vaticano (Quarta, 02-12-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu milhares de fiéis nesta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Vaticano, para mais uma audiência geral, que ocorre todas as quartas-feiras. É a primeira audiência geral do Papa após o início do tempo do Advento e do início de um novo ano litúrgico na Igreja e aconteceu sob um céu claro, com sol, na Praça São Pedro, com a participação de 10 mil pessoas.

Em sua catequese, já tradicional nas audiências-gerais, sobre santos e teólogos medievais da Igreja do Oriente e do Ocidente, o Santo Padre optou hoje por dedicar-se à vida de Guilherme de Saint-Thierry, abade nascido em Lieja por volta do ano 1080.

Guilherme de Saint Thierry foi amigo e biógrafo de Bernardo de Claraval, a quem foi dedicada a catequese da semana passada. Guilherme nasceu em Liège entre 1075 -1080. De família nobre, era dotado de uma inteligência viva. Em 1113, Guilherme entrou no mosteiro beneditino de Saint-Nicaise de Reims, onde, alguns anos depois, tornou-se abade, enfrentando o desafio de sua vida, que foi a exigência de purificar e renovar a vida monástica.

Guilherme tornou-se mestre do tema do amor, escreveu sobre a necessidade de “viver somente no amor e pelo amor”. Segundo ele, isso podia ser alcançado em um processo com três etapas: do homem “animal” para aquele “racional”, para chegar naquele “espiritual”. Porque é o amor a “energia principal que move o espírito humano”, afirmava o teólogo, “mas também a natureza humana, na sua essência mais profunda, consiste em amar”.

Essa tarefa, que foi confiada a todos os seres humanos, é possível de se alcançar ‘somente na escola de Deus’. Como escreveu Guilherme: “A arte das artes é a arte do amor… O amor é suscitado pelo Criador da natureza. O amor é uma força da alma, que a conduz como um peso natural ao lugar e ao fim que lhe são próprios.”

“A vocação do homem é tornar-se como Deus, que o criou a sua imagem e semelhança. Por sua vez, o amor ilumina a inteligência e permite conhecer melhor e de um modo mais profundo a Deus e, em Deus, as pessoas e os acontecimentos. Assim, nós conhecemos realmente apenas as pessoas e as coisas que amamos. A Deus, O conheceremos se O amarmos”.

Após sua catequese, o Papa recordou que hoje se celebram os 25 anos da promulgação da Exortação Apostólica Reconciliatio et paenitentia, que destacou a importância do sacramento da penitência na vida da Igreja.

Por conta disso, Bento XVI citou algumas figuras extraordinárias de “apóstolos do confessional”, incansáveis dispensadores da misericórdia divina, como São João Maria Vianney, São José Cafasso, São Leopoldo Mandi?, São Pio da Pietrelcina.

Ao final da audiência, o Santo Padre dirigiu-se aos fiéis em várias línguas, entre as quais o português e o espanhol, e saudou-os fazendo uma breve síntese da catequese: “Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos. Que a prática do amor a Deus e ao próximo seja o propósito onde encontrais o sentido e o valor para todas as escolhas das vossas vidas. Que Deus abençoe a cada um de vós e vossas famílias! Ide em Paz!”

Em espanhol: “Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular a las Religiosas dominicas de la Presentación de la Santíssima Virgen, al grupo de artistas del Estado de Yucatán, a los fieles de la Diócesis de Zacatecoluca, acompañados por el Señor Obispo, así como a los demás grupos procedentes de España, Bolivia y otros países latinoamericanos. Quie siguiendo las enseñanzas de Guillermo de Saint-Thierry, al que podemos definir como cantor de la caridad, aprendamos a conocer a Dios amándolo. Muchas gracias.”

Entre os grupos provenientes dos países de língua espanhola havia um grupo da Bolívia – alunos do Colégio de Santa Cruz de la Sierra, de El Salvador – grupos de peregrinos das paróquias de San Marcos, Planes de Renderos, Maria Auxiliadora de San Salvador e do México – um grupo de artistas do Estado do Yucatán.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas