Gaudium news > Papa recebe em audiência integrantes das Academias Pontifícias

Papa recebe em audiência integrantes das Academias Pontifícias

academias.jpg
Bento XVI cumprimenta membros da Academia Pontifícia

Cidade do Vaticano (Quinta, 28-01-2010, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, o Papa Bento XVI recebeu em uma audiência conjunta no Vaticano os membros de todas as Academias Pontificías, que se reuniram ontem para a 14ª Sessão Pública desses dicastérios para refletir sobre o Ano Sacerdotal. No encontro de hoje na Sala Clementina, o Santo Padre disse que as Academias Pontifícias precisam dialogar com as culturas modernas.

Na cultura de hoje “dominada pelo relativismo e pelo subjetivismo, mas também por métodos e atitudes por vezes superficiais e até mesmo banais”, as Academias Pontifícias são chamadas a “dispor de ocasiões, de linguagens e de meios adequados para dialogar com as culturas contemporâneas, respondendo eficazmente às questões e aos desafios que se lhes interpelam nos vários âmbitos do saber e da experiência humana”.

Bento XVI se referiu especificamente à figura de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja, cuja festa é celebrada hoje na Igreja Católica. O “Doctor Angelicus” é um “modelo sempre atual para o diálogo com as diferentes culturas”. Foi um teólogo que “conseguiu de fato instaurar um frutuoso confronto tanto com o pensamento árabe como com o pensamento hebraico do seu tempo, e, valorizando a tradição filosófica grega, produziu uma extraordinária síntese teológica, harmonizando plenamente razão e fé”.

O Papa exortou os membros dos dicastérios a serem “confiantes na possibilidade da ‘razão humana’, na plena fidelidade ao imutável depósito da fé “na busca constante da verdade das coisas”.

A 14ª Sessão Pública das Academias Pontifícias aconteceu ontem em Roma, presidida por Mons. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho de Coordenação das Academias Pontifícias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas