Gaudium news > Bento XVI abre Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família com pedido de valorização do matrimônio

Bento XVI abre Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família com pedido de valorização do matrimônio

Cardeal Ennio Antonelli.jpg
Presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-02-2010, Gaudium Press) Após a celebração de uma missa presidida pelo cardeal secretário de Estado do Vaticano, Tarciso Bertone, foi aberta nesta segunda-feira, com uma intervenção especial do Papa Bento XVI, a 19ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, na Sala Clementina do Palácio Apostólico. O tema da Assembleia do dicastério, este ano, são “Os direitos da Infância”.

Em seu discurso, dirigido a dezenas de participantes, membros do dicastério e convidados, o Santo Padre enfatizou, entre outros assuntos, o respeito pelas crianças e a necessidade do fortalecimento da orientação matrimonial nas igrejas paroquiais de todo o mundo.

Sobre o tema, o dicastério está preparando um “Vademecum” (guia) sobre a preparação do matrimônio, que terá como objetivo ajudar os jovens católicos a “compreenderem a vida como vocação do amor” a partir do momento de suas preparações até o sacramento do matrimônio.

O Papa também pediu que se preserve o modelo de família fundado sob o matrimônio entre um homem e uma mulher, dizendo que “os pequenos querem ser amados por uma mãe e um pai que se amam e têm necessidade de morar, crescer e viver junto a ambos os genitores, porque a figura materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção das suas personalidades e identidades”.

Por fim, Bento XVI recordou os bons resultados do Encontro Mundial das Famílias que aconteceu na Cidade do México em 2009 – o próximo será em 2012, em Milão, na Itália. Além disso, manifestou apoio a dois projetos: “A família sujeito de evangelização”, de uma coleta em âmbito mundial para as pastorais familiares; e “A Família fonte para a sociedade”, para a promoção da importância das famílias na sociedade.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas