Gaudium news > Anuário Estatístico Católico aponta para crescimento do número de presbíteros no mundo

Anuário Estatístico Católico aponta para crescimento do número de presbíteros no mundo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-02-2011, Gaudium Press) Ainda que sejam parciais, os dados apresentados pelo jornal Osservatore Romano na sexta-feira, com as mais recentes estatísticas da Igreja no mundo no que diz respeito ao apostado e à evangelização apontam para um crescimento global no número de presbíteros. O jornal vaticano divulgou alguns números que constarão no próximo Anuário Estatístico da Igreja, que será publicado ainda no fim deste mês.

De acordo com os dados já apresentados pelo periódico, que abrangem o período entre 1999 e o fim de 2009, o número de padres em todo o mundo aumentou 1,4%. Atualmente, há no mundo 410.593 sacerdotes, 275.542 pertencentes ao clero diocesano e os restantes ao clero religioso. Em 1999, eram 265.012 sacerdoters diocesanos e 139.997 sacerdotes de ordens religiosas.

O estudo aponta também que o número de padres e de católicos aumenta na África, Ásia e América Latina, com queda na Europa e América do Norte. A tendência é invertida no que se refere ao clero: a maior parte dos sacerdotes é europeia (46,5%), seguida por americanos (29,9%), asiáticos (13,5%), africanos (8,9%) e da Oceania (1,2%).

Além disso, pela primeira vez, desde 1999, em todo o mundo – com exceção da Europa – o número de ordenações supera o de falecimentos e abandonos.

Anuário Estatístico

O Anuário Estatístico da Igreja reúne dados de todos os segmentos da Igreja Católica dedicados ao apostolado e à evangelização no mundo. O “Anuário Pontifício”, por sua vez, recolhe dados de todas as dioceses do mundo, privilegiando nomes e biografias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas