Gaudium news > Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participa do Fórum de Universitários em Roma

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participa do Fórum de Universitários em Roma

Brasília (Quarta, 18-03-2009, Gaudium Press) A cidade de Roma, na Itália, sediou entre os dias 12 e 15 de março, o Fórum de Universitários, com o tema “Evangelho, Cultura e Culturas”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi representada pela Irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, assessora do Setor Universidades da entidade, além de outros sete brasileiros.

O Fórum de Universitários teve início com a cerimônia inaugural na sala da Promoteca – Campidoglio, com a presença do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone, a ministra da Educação, da Universidade e Pesquisa, Mariastella Gelmini, e o padre Gianfranco Ravassi, entre outros convidados.

Durante a abertura o cardeal Tarcísio Bertone lembrou que o Jubileu do ano 2000 abriu “a reflexão e o debate do verdadeiro humanismo”. Segundo ele, o encontro do Evangelho com as outras culturas realiza-se de maneira existencial e que é necessário ver qual é o núcleo gerador do ser humano, que é “um ser sempre em busca da verdade”.

“O Evangelho não se identifica com nenhuma cultura, mas é a ‘alma’ que movimenta a cultura. A vocação da universidade é buscar o núcleo da cultura, que é a verdade sem perder o contato com o ser humano em todas as suas dimensões, e não só a intelectual”, disse.
“A Pessoa Humana: Genealogia, Biologia,

Biografia”; “Sociedade, Instituições, Meio Ambiente e Economia”, “Visão das Ciências e da Tecnologia”; “Memória e Criatividade: História, Linguagem, Literatura e Arte” foram alguns dos temas do fórum. A maior partilha de experiências pastorais entre diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina e Chile, também esteve em pauta.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas