Gaudium news > Santuário Nacional de Aparecida instala 12 imagens que representam os apóstolos nas colunatas

Santuário Nacional de Aparecida instala 12 imagens que representam os apóstolos nas colunatas

Aparecida (Quinta-feira, 11-08-2011, Gaudium Press) Os fiéis e peregrinos que estavam nesta quarta-feira no Santuário Nacional de Aparecida (SP), puderam acompanhar de perto a instalação das 12 imagens que representam os Apóstolos nas colunatas, localizadas ao lado da Tribuna Bento XVI.

Imagens aparecida.JPG
As obras medem quatro metros cada uma e pesam quatro toneladas

O projeto foi inspirado na estrutura da Basílica de São Pedro no Vaticano e foi idealizado pelo reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli e pelo Missionário Redentorista Padre Ronoaldo Pelaquim, o mesmo que concebeu o Morro do Presépio.

As obras, que medem quatro metros cada uma e pesam quatro toneladas, são de autoria do artista plático Alexandre Morais que também foi o responsável pela criação das estátuas que compõe o Morro do Presépio.

Segundo o padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, ecônomo e administrador do Santuário Nacional, “os 12 apóstolos são o fundamento da nossa Igreja e sob a ação deles foi constituída a nossa Igreja e portanto, estar ligado aos Apóstolos significa estar ligado a nossa comunidade cristã sob aquela fé professada por Pedro e consequentemente vivida pelos demais Apóstolos”.

Já o padre Pelaquim comenta que “na parte catequética temos o aprendizado através da figura e da imagem”. Ele explica aida que a ideia de produzir as imagens dos Apóstolos nasceu antes da criação da “Tribuna do Bento XVI” na colunata. “Olhando na época, nós viamos distintamente, 12 colunas salientes aqui no meio de toda esta colunata e, pensando em 12, espontaneamente nasceu a ideia dos 12 Apóstolos”.

As imagens dos Apóstolos São Paulo e São Pedro já estão nas laterais da Tribuna Papa Bento XVI. Segundo o artista plástico Alexandre Morais, o trabalho de produção das imagens levou muito tempo, graças a riqueza de detalhes e as peculiaridades de cada uma. “Teve peças que eu terminei em 20 dias, mas outras, chegaram a levar dois meses para ficarem prontas”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas