Gaudium news > Arcebispo do Iraque alerta para o desaparecimento de cristãos no país

Arcebispo do Iraque alerta para o desaparecimento de cristãos no país

Munique (Sexta, 03-04-2009, Gaudium Press) Durante uma coletiva de imprensa na Alemanha, o arcebispo caldeu de Kirkuk, Dom Louis Sako, denunciou o risco de desaparecimento dos cristãos no Iraque. No evento em que participou a convite da entidade de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e da Christian Solidarity International, o arcebispo disse que, nos últimos cinco anos, morreram 750 cristãos e outros 200 mil fugiram do país.

De acordo com dom Sako, muitos encontraram acolhimento na Síria, Jordânia, Líbano e Turquia, enquanto algumas famílias se transferiram para pequenas cidades do norte do Iraque, onde começam uma nova vida e buscam trabalho.

Há uma grande preocupação, de acordo com o religioso, entre os cristãos do Iraque após o anúncio da retirada das tropas estrengeiras do país porque, atualmente, o maior problema é a insegurança e o exército e a polícia iraquiana ainda não são suficientemente fortes. “Sob o regime de Saddam, tínhamos segurança e não liberdade; hoje temos liberdade, mas o problema é a segurança”, comentou.

Para o arcebispo, “é uma vergonha” que não sejam respeitados os direitos humanos dos cristãos, pois eles também são cidadãos iraquianos, e estão no país há dois mil anos. “Sua expulsão significaria perder uma parte da cultura e da história do Iraque” – observou.

Muitos iraquianos, segundo dom Sako, associam os cristãos iraquianos com soldados das tropas que ocuparam o país, e isso acarreta problemas para a comunidade cristã.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas