Gaudium news > Eucaristia foi um dos pontos altos da Missa da Ceia do Senhor na Catedral da Sé

Eucaristia foi um dos pontos altos da Missa da Ceia do Senhor na Catedral da Sé

São Paulo (Sexta, 10-04-2009, Gaudium Press) O sacerdócio ordenado e a instituição da Eucaristia foram dois dos temas mais abordados na Missa da Ceia do Senhor, ontem, às 19h, na Catedral da Sé, no centro da cidade de São Paulo. Presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da cidade, a celebração reuniu centenas de fiéis, que tiveram a oportunidade de celebrar o início do Tríduo Pascal – da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo – ao lado do cardeal e de todos os cônegos, presbíteros, sacerdotes e demais religiosos presentes.

“A cada vez que fazemos a Eucaristia, nos colocamos de novo na mesa da ceia, ao pé da cruz”, explicou dom Odilo no início do sermão, e afirmou que o rito simboliza a aceitação do corpo de Cristo, que lava os pés de seus discípulos em prova de que a humildade e o amor ao próximo devem prevalecer na vida dos homens.

“A vida cristã não está na busca de privilégios, e nem na busca dos primeiros lugares. Mas sim no permanente serviço ao próximo, àqueles que mais precisam”, prosseguiu o cardeal. Aos fiéis, ficou a importância de se renovar o apreço pela sagrada instituição que é a Eucaristia não só em momentos de celebrações históricas, mas em todas as Missas Dominicais, assim como em outros horários, que não o dos sermões. Estes, segundo o purpurado, são os momentos propícios para as orações e as reflexões pessoais.

Outro momento alto da celebração foi a personificação do gesto de Jesus Cristo realizado por Dom Odilo Scherer, que lavou os pés de 12 cidadãos, representantes, na ocasião, dos apóstolos. Essas pessoas eram, em sua maioria, membros de organizações não governamentais de defesa a vítimas da violência e de pessoas em situação de risco. E, em um menor contingente, policiais militares, católicos praticantes voluntários.

O encerramento traduziu-se em um momento de vigília e adoração, quando fiéis e celebrantes carregaram, em procissão, o símbolo de Cristo vivo – a hóstia consagrada.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas