Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro vive a expectativa da ressurreição do Cristo no Sábado de Aleluia

Arquidiocese do Rio de Janeiro vive a expectativa da ressurreição do Cristo no Sábado de Aleluia

Rio de Janeiro (Sábado, 11-04-2009, Gaudium Press) O Sábado Santo, popularmente chamado de Sábado de Aleluia, é o dia anterior à Páscoa. O Sábado Santo é marcado pelo silêncio e pela expectativa da ressurreição de Jesus Cristo entre os mortos. Ao anoitecer, começa aquela que é chamada pelos antigos de ‘a mãe de todas as vigílias’. Às 20h, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Vigília Pascal dará início ao Tempo Pascal, que ainda se estenderá por 50 dias até o Pentecostes.

A Vigília Pascal é marcada por diversos ritos cuja simbologia remete às alianças feitas por Deus no passado, até culminar com a definitiva aliança firmada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma longa liturgia da Palavra e o rito batismal preparam os fiéis para a Ceia Eucarística, ponto alto da vida de fé. Em algumas cidades, ainda persiste a tradição da ‘Malhação de Judas’, por volta do meio-dia.

Cinco elementos compõem a vigília do Sábado Santo: a benção do fogo novo e do círio Pascal; a proclamação da Páscoa, canto de júbilo que anuncia a Ressurreição do Senhor; a Liturgia da Palavra, série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a Liturgia Eucarística, em que toda a humanidade é convidada a passar das trevas à luz, do pecado à santidade, da morte à vida, com o acendimento de velas de todos os participantes, banhados em incenso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas