Gaudium news > "A beleza é o caminho privilegiado para a evangelização”, afirma Dom Rino Fisichella

"A beleza é o caminho privilegiado para a evangelização”, afirma Dom Rino Fisichella

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 17-01-2012, Gaudium Press) O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, teve destacada participação no Congresso “No caminho da Beleza para uma nova evangelização”, realizado neste final de semana na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Participando da primeira palestra, focada no aspecto teológico da beleza, o prelado afirmou primeiramente que “a beleza é o caminho privilegiado para a evangelização”.

rino.jpg
Para Dom Rino, devemos alimentar o desejo de beleza que tamb?e está presente nas jovens gerações

Explicando sua afirmação, Dom Rino disse que não podemos nos esquecer que o cristianismo, desde o início, encontrou na arte em geral um caminho que lhe permitiu mostrar a coerência do mistério. “O cristianismo apresenta o mistério de um Deus que se fez homem, e a beleza – mediante as diferentes expressões da arte – foi capaz de manifestá-lo. E o fez na beleza das nossas catedrais e das nossas igrejas, com a linguagem da poesia e da literatura, com a música, e continua a manifestá-lo com a beleza da liturgia. Existem, portanto, muitas daquelas expressões que são um caminho privilegiado para o anúncio do Evangelho”, afirmou.

Durante a sua reflexão, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização lembrou também que a Igreja desde sempre foi grata aos artistas. Dom Rino fez então um apelo aos artistas para que também nos dias de hoje eles experimentem novas linguagens tendo diante de si o Mistério de Cristo, o que, segundo ele, é um desafio que se insere numa renovada sensibilidade dos jovens de hoje.

“Creio que devemos alimentar o desejo de beleza que está presente também nas jovens gerações quando começam a apreciar as diferentes expressões da arte. Para mim, alimentar esse desejo equivale também a exercer e afinar sempre mais o gosto pela beleza em suas diferentes manifestações e a não limitá-lo àquilo que diversos aspectos da cultura contemporânea expressam numa beleza efêmera, que hoje existe, mas que amanhã desaparece. Precisamos expressar a continuidade da beleza da melhor forma possível”, sentenciou.

O Congresso realizado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, neste final de semana, se insere no projeto “Uma porta para o infinito”, que é promovido pelo setor de comunicações sociais da Diocese de Roma, e conta com o apoio do Pontifício Conselho para a Cultura.

De acordo com a Rádio Vaticano, o congresso foi inspirado pelas palavras pronunciada por Bento XVI no Congresso diocesano realizado em junho de 2011. Na ocasião, recordando o patrimônio de história e de arte de Roma, o pontífice convidou todos a percorrerem “o caminho da beleza que conduz Àquele que é, segundo Santo Agostinho, a Beleza tão antiga e sempre nova”. (BD)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas