Gaudium news > Vigília Pascal atrai fiéis à Praça da Sé

Vigília Pascal atrai fiéis à Praça da Sé

São Paulo (Quinta-feira, 11-04-2009, Gaudium Press) Aconteceu na noite do último sábado, dia 11 de abril, na Catedral da Sé, Centro de São Paulo, a Santa Missa da Vigília Pascal. Na ocasião, aconteceu a benção do Fogo e da Água. Comandada pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, a celebração levou um bom número de fiéis à catedral.

A vigília, com a benção do fogo, foi iniciada no lado externo da catedral, no marco zero da Praça da Sé. Lá, dom Odilo – na companhia de outros sacerdotes, entre eles dom Mamed, bispo auxiliar da região da Lapa – fez a preparação e o acendimento do Círio Pascal, que é a imagem do Cristo vivo.

O Círio, seguido dos sacerdotes e fiéis em procissão, entrou na catedral, que estava com as luzes apagadas. As velas dos fiéis foram acessas recordando a história da salvação. Em seguida, iniciaram-se as leituras das sagradas escrituras, a entoação dos cânticos e os momentos de oração.

Depois de fazer o anúncio Pascal, da ressurreição de Cristo, dom Odilo iniciou sua mensagem ressaltando que a vigília pascal consiste “na noite mais solene do ano, que é lembrada desde os primórdios do Cristianismo e da Igreja”. O arcebispo instigou todos os presentes a refletirem sobre o significado da luz, sempre tão presente no tempo pascal.

“O fogo lembra a luz verdadeira. O espírito de Deus que nos dá vida”, prosseguiu o cardeal. A luz é a referência da Igreja e dos fiéis, que devem sempre levá-la adiante. “Devemos fazer esta luz brilhar. O mundo anda em trevas e esta luz deve chegar àqueles que praticam o mal e a violência, rebaixando o próximo”.

Dom Odilo também pediu Luz aos comunicadores, que devem sempre buscar a verdade, aos políticos, economistas e administradores, para que estes sejam guiados por Deus e por Cristo Ressuscitado nos momentos de suas decisões.

Finalizada a mensagem, dom Odilo comandou a benção das águas, quando o Círio foi introduzido na água benta. Com as velas novamente acessas a partir do Círio, os fiéis renovaram seus votos de batismo, que é lembrado na noite pascal. Em seguida, a água abençoada foi aspergida nos fiéis.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas