Gaudium news > “Festa da Apresentação do Senhor fala sobre o mistério da consagração”, diz Papa Bento XVI

“Festa da Apresentação do Senhor fala sobre o mistério da consagração”, diz Papa Bento XVI

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-02-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI presidiu ontem, 02 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, a cerimônia das Vésperas da Festa da Apresentação do Senhor. Em sua homilia, o Santo Padre dissertou sobre o Evangelho dia, que como observou o Santo Padre fala sobre “o mistério da consagração” de Jesus, de Maria, e de todos aqueles que escolheram a vida religiosa.

“É um significativo ícone da doação da própria vida por parte de todos aqueles que foram chamados a representar na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus, virgem, pobre e obediente, o Consagrado do Pai”, explicou o pontífice.

2012-02-02T185405Z_447851282_GM1E823089F01_RTRMADP_2_POPE.JPG
Conforme Papa Bento XVI, o Ano da Fé será uma preciosa ocasião para aprofundar ainda mais a relação com Deus

Há 15 anos a Festa de hoje também é celebrada, por iniciativa do Beato João Paulo II, como Dia Mundial da Vida Consagrada. Como explicou o Santo Padre, o dia tem três objetivos: louvar e agradecer ao Senhor pelo dom da vida religiosa; valorizar cada vez mais o testemunho daqueles que escolheram seguir Cristo mediante a prática dos conselhos evangélicos; e ser uma preciosa ocasião de renovação dos propósitos e revigoramento dos sentimentos que inspiram a doação ao Senhor.

Tendo em vista o Ano da Fé que a Igreja celebrará a partir do dia 11 de outubro próximo, o Papa convidou todos os membros das várias congregações religiosas a viver este ano como “tempo favorável para a renovação interior e com um aprofundamento dos valores essenciais e das exigências da própria consagração”. Conforme o pontífice, será uma preciosa ocasião para “aprofundar ainda mais a relação com Deus, para dar um positivo influxo à particular presença e forma de apostolado realizado através dos carismas e da fidelidade ao Magistério”.

Às pessoas consagradas, Bento XVI afirmou que “os conselhos evangélicos, aceitos como autêntica regra de vida, reforçam a fé, a esperança e a caridade, que unem a Deus”. O santo Padre também convidou-as a continuarem a “ser testemunhas da fé e da graça, testemunhas críveis para a Igreja e para o mundo de hoje”.

Bento XVI agradeceu por fim o presidente da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom João Braz de Aviz, que será criado cardeal no próximo consistório, e a seus colaboradores pelo “precioso serviço que prestam à Santa Sé e a toda a Igreja”. Na Basílica vaticana estavam presentes numerosos religiosos e religiosas de várias congregações presentes em Roma.

A numerosa presença de freiras, religiosos e pessoas consagradas não é algo particular para a Basílica vaticana, mas no dia própria festa dá um testemunho especial. As religiosas e os religiosos foram também convidados pelo Mestre das Cerimônias Litúrgicas Pontifícias a participarem ativamente das Vésperas na leitura de um trecho bíblico, nas intercessões. A celebração das Vésperas foi iniciada com uma oração silenciosa diante do Santíssimo Sacramento exposto no altar da Basílica.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas