Gaudium news > África Ocidental cria Conferência Episcopal própria

África Ocidental cria Conferência Episcopal própria

Yamoussoukro (Sexta-feira, 03-02-2012, Gaudium Press) Em Assembleia realizada entre 23 e 29 de janeiro deste ano, na cidade Yamoussoukro, na Costa do Marfim, os prelados da África Ocidental anunciaram a criação de uma Conferência Episcopal própria, reunindo as Conferências Episcopais da região de língua inglesa, francesa e portuguesa. Com esta decisão, as conferências precedentes deixam de existir como entidades jurídicas separadas.

Em comunicado enviado à Agência Fides, a Conferência Episcopal da África Ocidental afirma que a nova entidade está determinada a superar todas as formas de divisões e de obstáculos à fé e à Igreja dentro da sociedade. “Este objetivo deve ser alcançado através da prática concreta da solidariedade pastoral orgânica, promovida pelo Sínodo dos Bispos para a África de 1994.

Na mensagem, em que comunicou a criação da nova entidade, a Conferência falou também aos políticos da região, pedindo-lhes que “vejam a assunção de cargos públicos como um chamado a um serviço e não como oportunidade para exercitar a força bruta e levar a um egoísmo e a uma corrupção desenfreados”. Aos governantes solicitaram também o reforço policial nas fronteiras do país a fim de diminuir o tráfico de armas e droga na região que vem crescendo em números alarmantes.

Ao tocarem no assunto da criminalidade, os bispos da Conferência convidaram os jovens do país a não se deixarem tentar pelas facilidades deste caminho. Neste sentido, propuseram aos jovens participarem ativamente dos movimentos religiosos “como meio para cultivar em profundidade a virtude cívica, sua relação sempre mais profunda com Jesus Cristo mediante a Cruz e o amor filial por Nossa Senhora”.

Após a criação da nova entidade episcopal, os bispos presentes na Assembleia de Yamoussoukro elegeram os novos mandatários da Conferência. O Cardeal Adrien Sarr, arcebispo de Dakar, no Senegal, tornou-se o presidente; Dom Ignatius Kaigama, Arcebispo de Jos, Nigéria, foi eleito o primeiro vice-presidente e Dom Jose Camnate Na Bissign, Arcebispo de Bissau, em Guiné-Bissau, o segundo vice-presidente.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas