Gaudium news > Ação da Igreja favorece combate a hanseníase

Ação da Igreja favorece combate a hanseníase

Amor-o-principal-ingrediente-da-multimistura.jpg

Brasil (Sexta-feira, 03-02-2012, Gaudium Press) A Igreja Católica atravez de vários de seus organismos, entre eles as Pastorais Sociais e a Pastoral da Criança, participa de uma campanha de mobilização e conscientização da haseníase, com ações específicas de combate, identificação e tratamento da doença.

Essa ação da Igreja viu-se agora compensada por dados divulgados pelo Ministério da Saúde no início deste ano. Segundo as informações do Ministério, entre 2010 e 2011 houve uma queda de 15% de novos casos de haseníase no país.

Pastoral da Criança

Também através da Pastoral da Criança, a Igreja tem combatido a hanseníase e desde o ano 2000, mobiliza seus esforços, principalmente nos municípios onde existem muitos casos da doença.

Visando somar esforços com dioceses, paróquias e congregações religiosas nessa mobilização nacional para concientização da hanseníase, a Pastoral da Criança preparou material específico de comunicação sobre meios de detectar sintomas, tratar e privinir a doença.

Os líderes dessa Pastoral por estarem próximos das famílias, auxiliam de maneira mais eficaz o reconhecimento da doença, orientando-as na busca por tratamento nos serviços de saúde.

Muitos dos atingidos pela hanseníase, não conhecem os sinais da doença e nem sabem que ela pode ser curada através de um tratamento gratuito.

Infelizmente a pouca informação unida às lendas muito tem prejudicado na sua identificação, gerando preconceito e vergonha, e assim dificultando a sua cura.

No campo espiritual e no campo médico, a ação da Igreja contribui decisivamente no combate a essa doença. Um número grande de pessoas, seguindo exemplo de missionários e santos, dedicam-se religiosa e abnegadamente a esse trabalho, sem prevenção ou descriminação. (EPC)

800px-Fatherdamienwithlepers.jpg

Padre
Damião Veuster dedicou sua vida pelos leprosos

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas