Gaudium news > Secretaria de Estado do Vaticano repudia decisão da Bélgica de condenar oficialmente declarações de Bento XVI sobre preservativos

Secretaria de Estado do Vaticano repudia decisão da Bélgica de condenar oficialmente declarações de Bento XVI sobre preservativos

Cidade do Vaticano (Sexta, 17-04-2009, Gaudium Press) A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou nota hoje em que manifesta “pesar” e repudia a decisão do governo belga de acatar resolução de sua Câmara dos Deputados que pedia o protesto formal do país pelas declarações do Papa Bento XVI sobre o uso de preservativos. O protesto foi entregue ontem.

O embaixador da Bélgica junto à Santa Sé, Frank de Coninck, seguindo instruções do ministro das Relações Exteriores, apresentou o desagravo ao monsenhor Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

No comunicado divulgado hoje, a Secretaria de Estado diz receber, com “pesar”, o ato, “dissonante” das relações entre a Santa Sé e a Bélgica. Ainda segundo o texto, a Secretaria diz “deplorar” a decisão da assembleia de “criticar o Santo Padre com base em um extrato de entrevista isolado do contexto, usado por alguns grupos com clara intenção intimidatória (…)”. Veja ao final da matéria a íntegra da nota.

A polêmica declaração de Bento XVI foi dada durante o voo que o levava à sua primeira viagem apostólica à África, e era a resposta à pergunta de um jornalista sobre a melhor maneira, na visão da Igreja, de se combater a doença. Na ocasião, Bento XVI disse que a AIDS “não pode ser combatida apenas com dinheiro e com a distribuição de preservativos que, ao contrário, provocam apenas um aumento do problema”.

As afirmações de Bento XVI provocaram furor. Elas foram duramente condenadas por diversos países ocidentais e africanos e por alguns cientistas, que alegaram que o Papa estava promovendo um desserviço no tratamento mais disseminado da doença. Outros países do continente e alguns infectologistas apoiaram a posição da Igreja, justificando que só o uso de preservativos não garante a imunidade ao vírus HIV.

“É confortante constatar que as considerações de ordem moral desenvolvidas pelo Santo Padre foram entendidas e apreciadas, em particular pelos africanos e pelos verdadeiros amigos da África, além de alguns membros da comunidade científica”, diz trecho da nota.

Veja, a seguir, a íntegra do comunicado da Secretaria de Estado da Santa Sé:

“A Secretaria de Estado recebe o ato com pesar, dissonante das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Bélgica. Deplora que uma Assembleia Parlamentar tenha tido a oportunidade de criticar o Santo Padre, com base em um extrato de entrevista cortado e isolado do contexto, que foi usado por alguns grupos com uma clara intenção intimidatória, quase para dissuadir o Papa de expressar-se no mérito de alguns temas, cuja relevância moral é óbvia, bem como de proclamar a doutrina da Igreja.

Como se sabe, o Santo Padre, respondendo a uma pergunta em torno da eficácia e do caráter realista das posições da Igreja em matéria de luta contra a Aids, declarou que a solução é focar-se em duas direções: por um lado, na humanização da sexualidade e, de outro, em uma autêntica amizade e disponibilidade nos contatos com as pessoas que sofrem, ressaltando também o empenho da Igreja em ambas direções. Sem tais dimensões morais e educativas a batalha contra a Aids não será vencida.

Enquanto em alguns países da Europa se desencadeava uma campanha midiática sem precedentes sobre o valor preponderante, para não dizer exclusivo, do preservativo na luta contra a Aids, é confortante constatar que as considerações de ordem moral desenvolvidas pelo Santo Padre foram entendidas e apreciadas, em particular pelos africanos e pelos verdadeiros amigos da África, além de alguns membros da comunidade científica. Como se pode ler em uma recente declaração da Conferência Episcopal Regional da África do Oeste (CERAO): “Estamos gratos pela mensagem, de esperança que o Santo Padre veio entregar-nos em Camarões e Angola. Ele veio encorajar-nos a vivermos unidos, reconciliados na justiça e na paz, de forma que a Igreja na África seja ela mesma uma chama ardente de esperança para a vida de todo o continente. E lhe agradecemos por ter reproposto a todos, com realce, clareza e acuidade, o ensinamento comum da Igreja em matéria de pastoral dos doentes de Aids”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas