Gaudium news > Debate sobre temas ecológicos na Universidade Pontifícia Lateranense

Debate sobre temas ecológicos na Universidade Pontifícia Lateranense

1_0_582390.JPG

Roma (Terça-feira, 24-04-2012, Gaudium Press) Nesta terça-feira tem início um ciclo de palestras sobre temas ecológicos nas dependências da Pontifícia Universidade Lateranense. O ciclo traz o título de “Economia, ambiente, homem. A questão ecológica hoje”.

Para falar sobre a economia baseada na solidariedade, a chamada “Economia Verde”, 20 professores estarão dirigindo cinco mesas-redondas

Segundo a Radio Vaticana, trata-se de uma temática ainda nova que pode vir a significar um desenvolvimento sustentável e uma alternativa à situação atual. Baseia-se ela numa economia respeitosa do meio ambiente, mas principalmente, respeitosa da pessoa humana.

“A ideia de enfrentar a questão da “Economia Verde” a partir de várias perspectivas nasce da possibilidade de identificar os reais problemas existentes na humanidade” – explica o Professor Vincenzo Buonomo, da Universidade Lateranense- depois de nomear os cinco grandes campos de estudo que o Congresso abrangerá : Filosofia, Teologia, Sociologia, Economia e aspectos jurídicos.

Na Encíclica ‘Caritas in Veritate’, Bento XVI fala sobre economia e na opinião do Professor Buonomo, é preciso levar em conta a opinião do Papa neste tipo de debates. Segundo o Professor, “Nestas conferências, deve haver mais referências à dignidade da pessoa e ao aspecto da dimensão familiar, o que contribui diretamente na criação da consciência ecológica”.

Esta jornada de estudos é uma preliminar da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável organizada pelas Nações Unidas em junho de 2012 no Rio de Janeiro.(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas