Gaudium news > Cardeal Braz de Aviz toma posse da diaconia da própria igreja titular romana no próximo dia 20 de maio

Cardeal Braz de Aviz toma posse da diaconia da própria igreja titular romana no próximo dia 20 de maio

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 11-05-2012, Gaudium Press) Domingo dia 20 de maio próximo o Cardeal João Braz de Aviz, criado purpurado, tomará posse da Diaconia de Santa Helena fora da Porta Prenestina, informou o aviso do Escritório das Celebrações Litúrgicas. Os cardeais fazem parte do clero romano para o qual lhe é dado um Título e Diaconia de uma das igrejas romanas. A diaconia é assinalada aos bispos eméritos presidentes e prefeitos da Cúria romana, enquanto aos bispos locais é dado um Título.

cardeal_Aviz_Roma.jpg
Cardeal Braz de Aviz será o terceiro purpurado a tomar posse da Diaconia de Santa Helena

Um título cardinalício à Santa Helena fora da Porta Prenestina foi instituído por João Paulo II em 1985.

O Cardeal Braz será o terceiro purpurado a tomar posse. O primeiro foi o cardeal canadense Edouard Gagnon; e o segundo cardeal de Gana Peter Poreku Dery.

A paróquia de Santa Helena se encontra na histórica zona romana de Pigneto, bairro Prenestino-Labicano, na via Casilina. Ela é parte da XIV Prefeitura Setor Leste da diocese de Roma.

A paróquia foi desejada por São Pio X em recordação do XVI aniversário do édito de Milão de 313, quando os imperadores romanos Constantino I e Licínio reconheceram a religião cristã como religião lícita e legítima dentro do Império; e foi dedicada à mãe de Constantino, Santa Helena.

A igreja foi construída sob projeto do arquiteto Giuseppe Palombi entre 1913 e 1914, foi aberta ao culto em 2 de abril de 1914 e consagrada solenemente no dia 17 de setembro de 1916.

A igreja de Santa Helena foi erigida como paróquia no dia 19 de março de 1914 pelo Papa São Pio X com a constituição apostólica “Quo iam pridem”, recebendo os títulos e as rendas da paróquia suprimida dos Santos Quírico e Juliea no Fórum Augusto.

A partir de 1985 assumiu o título cardinalício de “Santa Helena fora da Porta Prenestina”.

A paróquia foi dirigida quase que desde a sua fundação pela ordem religiosa dos Oblatos de Maria Virgem; desde 2003 voltou ao clero diocesano de Roma.(AA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas