Gaudium news > Congresso da União do Apostolado Católico tem início hoje em Roma

Congresso da União do Apostolado Católico tem início hoje em Roma

Roma (Terça-feira, 15-05-2012, Gaudium Press) Começa nesta terça-feira, 15, no Centro de Espiritualidade Palotina “Cenáculo”, em Roma, o Congresso da União do Apostolado Católico. O evento, que segue até o próximo sábado, 19, e tem como tema geral a “Santidade”, terá início com celebração eucarística presidida pelo prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, na igreja Regina Apostolorum.

StPallotti.jpg
São Vicente Pallotti foi canonizado em 1963

Segundo o Instituto São Vicente Pallotti, que é organizador do encontro, os membros da União do Apostolado Católico debaterão os diversos temas propostos durante o evento com o objetivo de mostrar a santidade nas várias dimensões da vida cristã de acordo com o pensamento de São Palloti sobre o apostolado nos diversos estados da vida na Igreja (sacerdotes, consagrados e leigos). Neste sentido, conforme o Instituto, a reflexão será sempre baseada no confronto entre o caminho de santidade nos tempos do Santo  e hoje.

Com o intuito de que se conheça mais a respeito da vida de São Vicente Palloti, o congresso contará com exposições sobre imagens, crônicas da imprensa, recordações e mensagens da época, além de palestras sobre a relação do Santo com o clero romano, sua história de vida, sua visão de fiel leigo e a santidade dos consagrados.

São Vicente Pallotti
Nascido em Roma no ano de 1795, Vicente Pallotti foi ordenado padre em 1818. Sua vida religiosa foi marcada por um constante trabalho na área do apostolado. Tanto que, por meio de sua iniciativa nasceu em 1835 a União do Apostolado Católico.

São Vicente foi teólogo e doutor em filosofia e escreveu muitos texto durante sua vida; todos eles com o objetivo de difundir o trabalho da Igreja Católica e levar a boa nova a uma grande número de pessoas de maneira ordenada e sistemática.

O sacerdote faleceu em 1850, sendo beatificado um século depois. São Vincente Pallotti foi canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas