Gaudium news > Museu Diocesano de Tarragona, na Espanha, realiza exposição em homenagem à Virgem Maria

Museu Diocesano de Tarragona, na Espanha, realiza exposição em homenagem à Virgem Maria

Tarragona (Sexta-feira, 15-06-2012, Gaudium Press) O Museu Diocesano de Tarragona, cidade espanhola pertencente à comunidade autônoma da Catalunha, exibirá de 4 de julho de 2012 a 02 de fevereiro de 2013 uma grande exposição de pintura gótica restaurada. O evento, que terá a colaboração do Cabido da Catedral, girará em torno da Virgem Maria, e terá o título “Stella Matutina”.

tarragona6.jpg
Museu Diocesano de Tarragona

A exposição pretende celebrar importantes acontecimentos para a região, entre os quais, as obras de restauração da Catedral de Tarragona; o aniversário de consagração da Catedral, que é celebrado no dia 4 de julho; e os 30 anos de existência do Centro de Restauração de Bens Móveis da Catalunha, entidade que tem um papel importante na restauração de obras de arte sacra do Museu Diocesano e da Catedral de Tarragona.

Além disso, com a mostra, o Museu Diocesano quer celebrar o centenário de Coroação da Virgem do Claustro e o Ano Jubilar da Fé, promulgado pelo Papa Bento XVI em razão do 50º aniversário do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, que acontecerá entre 11 de outubro de 2012 e 08 de dezembro de 2013.

Museu Diocesano de Tarragona
O Museu Diocesano de Tarragona conta com seis mil peças, das quais, atualmente, ficam a disposição do público somente 350, que permitem uma leitura coronológica da atividade artística, assim como estilos e escolas, no âmbito geográfico da Arquidiocese de Tarragona. São peças de diversas épocas, perpassando a arte desde a Roma Antiga até o século XVIII.

Um dos acervos mais importantes do museu diz respeito à arte gótica.

O estabelcimento apresenta um número significativo de retábulos e tábuas do século XIV e XV procedentes da diocese. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas