Gaudium news > Papa vai a Loreto confiar a Nossa Senhora os trabalhos do Sínodo e o Ano da Fé

Papa vai a Loreto confiar a Nossa Senhora os trabalhos do Sínodo e o Ano da Fé

Roma (Segunda-feira, 02-07-2012, Gaudium Press) Na última sexta-feira, Mons. Giovanni Tonucci, arcebispo de Loreto, anunciou que o Santo Padre irá a esta cidade mariana, no próximo dia 4 de outubro, dia de São Francisco, “para confiar à intercessão da Virgem Maria os trabalhos do Sínodo dos Bispos e o Ano da Fé”. A notícia foi confirmada também pelo Padre Federico Lombardi.

Mons. Giovanni Tonucci.jpg
Mons. Giovanni Tonucci
Arcebispo de Loreto
 

Bento XVI fará a mesma viagem feita pelo Papa João XXIII, antes do início do Concílio Vaticano II, há cinquenta anos atrás.

Esta decisão do Santo Padre Bento XVI nos enche de alegria e de orgulho”, afirmou Mons. Tonucci, “faremos de tudo para que o Papa possa sentir o calor da nossa recepção, nesta cidade-santuário que lhe é particularmente cara. Esta predileção do Papa nos empenha a viver esta visita como uma ocasião de aprofundamento e de renovação espiritual, para o qual desde já exorto todos os caríssimos irmãos e irmãs da Prelatura de Loreto. O programa detalhado previsto para o dia 4 de outubro será informando daqui a um tempo. Antes disso, sabe-se que o Santo Padre manifestou a intenção de celebrar a Santa Missa na Basílica”.

Entrevista

Em uma entrevista concedida à agência de notícias da Conferência Episcopal Italiana SIR, Mons. Tonucci disse que se trata de uma breve visita durante a manhã, somente para a celebração eucarística.

No dia 8 de setembro, na festa do nascimento de Maria e festa patronal de Loreto, será inaugurada uma grande mostra. No dia 26 de outubro acontecerá um colóquio teológico para refletir sobre a ideia do Concílio e sobre a devoção mariana do Papa João XXIII e sobre a evolução da teologia mariana desde a visita do Papa em 1962 à conclusão do Concílio ecumênico, quando Maria foi proclamada Mãe da Igreja; e também como Loreto era vista por Papa João XXIII e como é vista hoje.

A segunda visita do Papa a Loreto será também uma ocasião para uma “renovação espiritual” para a Prelatura, em preparação do Ano da Fé. Em particular o convite será dirigido às famílias com momentos de oração e de escuta da Palavra de Deus. “O Papa em Loreto encontrará justamente aquela Igreja nascida do Concílio Vaticano II, que não foi nem uma revolução nem uma destruição, foi um caminho de renovação forte e belo, mas na própria Igreja”, assegurou o arcebispo.

Santa Casa de Loreto

A cidade é famosa por uma relíquia particular – a casa nazarena de Nossa Senhora. Uma antiga tradição hoje comprovada e reconhecida também peor pesquisas científicas.

Loreto 050.jpg
A Santa Casa de Loreto

João Paulo II define a Santa Casa de Loreto como o “primeiro Santuário de porte internacional dedicado à Virgem” e “verdadeiro coração mariano da cristandade”.

Loreto è uma prelatura territorial da Santa Casa instituída por Paulo VI e é dependente da Arquidiocese de Ancona-Osimo, visitada pelo Papa no ano passado.

Em 24 de junho de 1965, Paulo VI, com a constituição Lauretanae Almae Domus, instituiu-se a Delegação Pontifícia para o Santuário da Santa Casa com o dever de cuidar do culto, da decoração artística, da recepção dos peregrinos e da administração dos bens temporais. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas