Gaudium news > Em preparação a JMJ 2013, Maringá promove nesse mês o "Bote Fé na Vida"

Em preparação a JMJ 2013, Maringá promove nesse mês o "Bote Fé na Vida"

Maringá (Quinta-Feira, 05/07/2012, Gaudium Press) O Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, promoverá no dia 22 de julho o evento “Bote Fé na Vida”, uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, para marcar a contagem regressiva de um ano para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro.

A previsão dos organizadores é de que o início seja às 14h, na Praça da Prefeitura, e que o encerramento aconteça com santa missa na Catedral.

De acordo com a secretária da Pastoral da Juventude de Maringá, Priscila Dias, o Bote Fé na Vida é uma iniciativa que visa integrar esportes a evangelização e ocorrerá em todas as dioceses do Brasil. Além de divulgar a JMJ 2013, é uma maneira de mostrar a “cara da juventude” e também de fazer perceber as pessoas que a juventude se articula na arquidiocese.

foto reunião ação evangelizadora.jpg
O “Bote Fé na Vida” ocorrerá no dia 22 de julho e marcará a contagem regressiva
de um ano para o início da JMJ Rio 2013

Para Priscila, pela JMJ ser um evento mundial, muita gente pensa que outras ações não acontecem em decorrência de um encontro maior. Ela explica que a visibilidade que essa caminhada proporcionará vai mostrar para as outras pessoas que por trás de uma Jornada Mundial da Juventude há um processo que também envolve as bases. “Nesse dia, além de toda juventude, queremos que toda a Igreja se envolva. Sejam jovens, crianças, pais, mães, avós, avôs… Todos devem estar em sintonia com a juventude e com a JMJ”, completa a secretária.

Preparação no Paraná

É importante destacar o trabalho de evangelização e preparação para a JMJ 2013 que vem sendo feito com a juventude do Paraná. No último sábado, dia 30 de junho, lideranças paroquiais estiveram reunidas para o encerramento da ação evangelizadora “Rio que cresce entre nós” na arquidiocese de Maringá.

O projeto envolveu as 18 dioceses e arquidioceses do Regional Sul II da CNBB e Eparquia São João (Rito Ucraniano), com o objetivo de desafiar e envolver a juventude em uma experiência missionária e, também, arrecadar fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à JMJ.

Segundo Priscila, durante essa experiência missionária, cada jovem, a exemplo dos 12 discípulos de Jesus, deveria abordar dez pessoas conhecidas e oferecer os pães (onde as pessoas partilhavam o preço de um pão) e dois amigos da juventude para oferecer os peixes (onde a oferta era livre) e no momento da abordagem também falavam
sobre a ação evangelizadora e a Jornada Mundial.

Na reunião do sábado passado o padre Jéferson, assessor da Pastoral da Juventude, e padre Rodolfo, assessor do Setor Juventude, repassaram mais informações e orientação sobre a articulação da juventude das paróquias para as próximas ações preparatórias para JMJ.

“A beleza está nas pessoas que se fizeram discípulos, no despertar, no encontro com o outro e na partilha concreta. Foi uma experiência prática daquilo que o lema missionário nos ensina: Ide e fazei discípulos. A ação trouxe o fortalecimento da Fé e fez com que os jovens despertassem para o seguimento de Jesus, a partir da Sua palavra e do exemplo dos discípulos”, afirmou o padre Jéferson.

Por fim, Priscila enfatiza que a maioria das paróquias aderiu à ação evangelizadora, então foi possível perceber que há um comprometimento. “A experiência missionária já traz muitos benefícios, mas a partilha, a comunhão entre os jovens também é um bem que deve ser considerado. Por ser uma ação evangelizadora, a “Rio que Cresce Entre Nós” mobilizou a juventude de maneira geral, não focando em jovens de determinada pastoral ou movimento. O melhor é isso! Ver os jovens unindo forças, com diferentes carismas, focados em um mesmo ideal”, conclui.

Preparação da Arquidiocese para a JMJ 2013

A ação evangelizadora ajudou muito no primeiro contato dos jovens da base com a Jornada Mundial da Juventude. Há algumas equipes formadas por jovens que estão pensando na preparação da Jornada, na semana missionária que vai acontecer em Maringá alguns dias antes da Jornada no Rio de Janeiro, na chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na cidade e outras atividades ligadas ao evento.

Nas paróquias, já se percebe que os jovens estão empolgados e querem participar da JMJ. Algumas paróquias também já estão pensando na estrutura para levar os jovens para o Rio de Janeiro.  Tudo está caminhando de acordo com as informações e novidades que vão chegando. A expectativa é muito boa.

Pastoral da Juventude de Maringá

Na Arquidiocese de Maringá, a Pastoral da Juventude nasceu depois de uma reunião articulada pelo padre Julinho (Júlio Antônio da Silva), em outubro de 1980. São mais de três décadas de atuação em comunidades paroquiais e entidades da sociedade organizada, com jovens comprometidos, acreditando fielmente que outro mundo é possível.

A coordenação arquidiocesana é composta por sete membros e conta com a assessoria eclesiástica do Padre Jéferson Batista da Cruz, além do apoio, do cuidado e da presença do arcebispo Dom Anuar Battisti, que também é o bispo referencial da juventude no Regional.

A PJ está presente em diversas paróquias da arquidiocese e duas vezes por ano, mais especificamente uma vez em cada semestre, é realizada uma reunião com os coordenadores paroquiais que formam o conselho pastoral para avaliar e planejar atividades.

Também tem o projeto “Giro Arquidiocesano pela Vida da Juventude” onde a coordenação arquidiocesana vai às bases para conhecer a vida dos grupos de jovens e tem como principal objetivo fortalecer o contato entre as lideranças paroquiais com a equipe de coordenação da arquidiocese. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas