Gaudium news > Aborto aumenta a mortalidade materna

Aborto aumenta a mortalidade materna

20090731144040.jpg
No México,onde o aborto é permitido, mortalidade materna aumentou em 15%

Puebla (Quarta-feira, 18-07-2012, Gaudium Press) A legalização do aborto aumenta a mortalidade materna, segundo afirma o diretor de pesquisas do Departamento de Saúde da Universidade do Chile, Elard Koch.

O cientista disse em Puebla, no México, que são muitos os países da América espanhola que estão sendo pressionados para que legalizem o aborto. Com consequências nefastas para as taxas de mortalidade materna. O diretor citou o exemplo do Estado do México, onde a mortalidade materna aumentou em 15%.

Por outro lado, destacou Koch, no Chile, após a proibição do aborto, somada a um aumento na educação da mulher e a habilitação de políticas públicas, a taxa de mortalidade materna diminuiu de 41.3 para 12.7 mortes para cada 100 mil nascimentos.

Insistindo nessa linha, o pesquisador expressou que leis a favor do direito à vida fazem com que muitas mulheres que têm o aborto como opção desistam desta prática e concluam sua gravidez.

O diretor de pesquisas do Departamento de Saúde da Universidade do Chile insistiu que os fatores determinantes para reduzir a mortalidade materna são a educação e o desenho de políticas públicas.(/BD)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas