Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo (RS) se prepara para abertura oficial do mês vocacional

Diocese de Novo Hamburgo (RS) se prepara para abertura oficial do mês vocacional

Novo Hamburgo (Quinta-Feira, 19/07/2012, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo dia 5 de agosto a abertura oficial do mês vocacional, com o tema e o lema: “A vida te chama. Para onde vais?”. Para marcar a data, serão realizadas algumas atividades especiais, dentre elas ordenações diaconais, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, no centro da cidade.

De acordo com a irmã Maria Madalena Kunzler, da Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, que trabalham no CEDIVOC (Centro Diocesano de Vocações de Novo Hamburgo), com esse mês dedicado às vocações a diocese tem como objetivo incentivar a oração pelas vocações em toda a região, pois a responsabilidade de rezar e acompanhar os jovens na caminhada vocacional não é só da Pastoral Vocacional, mas de todo povo de Deus, começando na família e continuando na comunidade cristã.

Organizado pelo Serviço de Animação Vocacional da diocese gaúcha, a cerimônia de abertura da atividade terá início às 14hs com adoração eucarística pelas vocações, seguida pela homenagem aos jubilandos. O ponto alto do evento será a celebração eucarística, quando em resposta ao chamado de Deus, dois jovens seminaristas – Filipe Mirapalheta Oliveira e João Paulo Mapelli – serão ordenados diáconos transitórios e cumprirão a penúltima etapa antes de se tornarem presbíteros.

A missa solene será realizada a partir das 15h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel. Após a solenidade, haverá uma confraternização no ginásio da Catedral. A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do evento, entre animadores vocacionais, coordenadores de coroinhas, coroinhas, seminaristas, religiosos, leigos e familiares dos ordenandos.

A Igreja do Brasil desde o ano de 1983, por ocasião do Ano Vocacional, escolheu o mês de agosto como mês vocacional, para celebrar a diversidade das vocações. Já na cidade gaúcha, desde a fundação do CEDIVOC, no dia 29 de agosto de 1980, a diocese de Novo Hamburgo, em unidade com toda a Igreja do Rio Grande Sul, que já celebrava o mês vocacional, começou a dinamizar as diversas atividades vocacionais, tais como: celebrações, encontros, adorações, terços e, a partir deste ano, ordenações diaconais.

Candidatos a diaconia transitória

Filipe Mirapalheta Oliveira, de 28 anos, nasceu no dia 12 de março de 1984, em Porto Alegre. Ingressou no seminário em 2004, no Seminário São José, em Gravataí (RS). De 2005 a 2007, fez o curso de Filosofia no Seminário Mãe de Deus, em Viamão (RS). De 2008 a 2012, faz o curso de Teologia no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Seu estágio foi realizado em 2011, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Gramado (RS). Atualmente, realiza seu trabalho pastoral na paróquia Santa Clara (SP). Segundo ele, escolheu o seu lema de ordenação, “Totus Mariae” (Todo de Maria), pela devoção à Virgem Santíssima e por todo o papel que Nossa Senhora possui na sua história vocacional.

João Paulo Mapelli, de 29 anos, nasceu no dia 21 de junho de 1982 em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Ingressou em 2011, no Seminário de Nossa Senhora Aparecida da diocese de Caxias do Sul e, em 2003, no Seminário Betânia de Novo Hamburgo. Cursou Filosofia de 2006 a 2007. O de Teologia cursa desde 2008. Seu estágio foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Nova Hartz (RS), em 2011. Hoje, ele realiza seu trabalho pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Estância Velha (RS). Seu lema de ordenação é “Se permanecerdes em minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos”, porque, segundo ele, para sermos discípulos de Jesus Cristo, precisamos estar em sintonia com sua palavra. “Que esta palavra me guie e me oriente a cada instante do meu ministério”, disse. (FB / DA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas