Gaudium news > Chega ao fim em Granada, na Espanha, o 37º Congresso Internacional dos “Pueri Cantores”

Chega ao fim em Granada, na Espanha, o 37º Congresso Internacional dos “Pueri Cantores”

Granada (Quinta-feira, 19-07-2012, Gaudium Press) Terminou no último domingo, 15, na cidade de Granada, Espanha, a 37ª edição do Congresso Internacional promovido pela Federação Internacional dos “Pueri Cantores”. O evento, iniciado no dia 11 de julho, chegou ao fim com missa presidida na Catedral de Granada pelo arcebispo local, Dom Javier Martínez, e concelebrada por mais de 20 sacerdotes e pelo presidente da Federação, Dom Robert Tirala.

Em sua homilia, Dom Martínez explicou aos presentes o porquê de se cantar. Segundo o prelado, cantamos não porque o canto faz a liturgia mais bonita e mais atraente. “Não porque o canto nos sirva de desculpa para estar ali, e deste modo, a base de escutar e de passar horas na Igreja, aprender algo da vida cristã. Mas cantamos porque o que acontece na Eucaristia é tão grande que não podemos deixar de cantar”, disse o prelado espanhol.

Falando especialmente aos pueri cantores, o arcebispo de Granada salientou que ao cantar todos juntos as mesmas canções e texto, “com o qual celebramos e damos graças pelo acontecimento da vida e do dom de Cristo a nós, a primeira coisa que expressamos é uma realidade muito profunda, um dos frutos mais belos da obra redentora de Cristo em nós: que todos somos um só povo, o povo de Deus; uma só família, a família dos filhos de Deus; mais ainda, um só corpo, o corpo de Cristo”.

Após a benção de Dom Martínez àqueles que assistiam à palestra, a celebração eucarística foi concluída com o canto de Aleluia de Haendel, interpretado pelos 3 mil “Pueris Cantores” que participaram do evento. Em uníssono, eles expressaram a unidade na fé em Cristo.

O 37º Congresso Internacional de “Pueri Cantores” aconteceu sob o lema “Congregare in Unum” (Congregado em um, em latim), inspirado no texto do Evangelho segundo São João.

Os próximos congressos acontecerão em Washington, nos Estados Unidos (2013) e em Paris, na França (2014).

Com informações da Aica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas