Gaudium news > México prepara comemorações pelo 10º aniversário da canonização de São Juan Diego

México prepara comemorações pelo 10º aniversário da canonização de São Juan Diego

Cidade do México (Segunda-feira, 23-07-2012, Gaudium Press) “O índio simples e humilde que contemplou o rosto doce e serero da Virgem de Tepeyac”, assim o beato João Paulo II descreveu San Juan Diego, vidente da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja canonização completa 10 anos em 2012.

Por esta importante data, a Igreja do México e especialmente a Basílica de Guadalupe prepararam evento especiais de celebração no próximo dia 31 de julho, data em que o Papa Wojtyla canonizou o indígena, durante sua quinta e última visita ao país.

San Juan Diego 19.jpg
São Juan Diego e o milagre de Guadalupe

A comemoração começará às 10h na esplanada da Antiga Paróquia de Índios, que conserva as relíquias do santo e os restos de sua tio Juan Bernardino, que foi curado milagrosamente pela Virgem durante as aparições. Neste lugar se levará a cabo um ato de homenagem.

A solene eucaristia da memória de San Juan Diego, evento central, terá início ao meio-dia, com presidência do arcebispo primaz do México, Cardeal Norberto Rivera, e assistência do bispo do vicariato episcopal Santa Maria de Guadalupe, Dom Florencio Armando Colín, do reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Enrique Glennie, entre outros. A Eucaristia será transmitida diretamente através do site www.virgendeguadalupe.org.mx.

A celebração continuará a partir da 15h, com uma representação do relato das aparições por parte de Nican Mopohua, na língua náhuati, idioma indígena original através do qual San Juan Diego se comunicou com a Santíssima Virgem e por meio do qual foram registrados os fatos.

A expectativa é de milhares de fiéis devotos do santo, por quem se tem um carinho especial pelo fato de estar intimamente ligado à devoção à Santíssima Virgem nesta invocação, profundamente arraigada na cultura mexicana.

Os fiéis que visitarem a Ermida de San Juan Diego na Antiga Paróquia de Índios poderão ganhar a indulgência, que vem sendo concedida desde o último dia 09 de dezembro. (BD)

Com informações do Sistema Informativo da Arquidiocese do México (Siame).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas