Gaudium news > Festa do Perdão de Assis é celebrada no mundo inteiro

Festa do Perdão de Assis é celebrada no mundo inteiro

Assis (Quarta-feira, 01-08-2012, Gaudium Press) Durante um dia completo por ano, extendido a sua véspera, os templos franciscanos celebram a Festa do Perdão, uma tradicional indulgência que a Igreja extende da Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos em Porciúncula, Assis, até todos os templos franciscanos do mundo. Esta oportunidade para alcançar a misericórdia divina começa ao meio-dia de 1º de agosto e dura até o dia 2 de agosto. Os fiéis que cumpram as condições prescritas poderão ganhar a indulgência ao assistir a Santa Missa e comungar nestes lugares sagrados.

Porciuncúla....jpg
Igreja de Porciúncula (Itália)
 

A bela tradição franciscana da Festa do Perdão nasceu quando em 1216, São Francisco em oração na Igreja da Porciúncula teve uma visão, em que Jesus lhe perguntava o que ele desejava para que as almas fossem salvas.

A resposta de Francisco foi imediata: “Apesar de ser um miserável pecador, Te peço que todos aqueles penitentes que vierem visitar esta Igreja recebam um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as suas culpas”. A Indulgência do Perdão de Assis foi aprovada pelo Papa Honorius III.É interessante que quando o Papa pergunta a Francisco por quantos anos ele quer que as pessoas recebam a indulgência- recorda o frade- Francisco responde: “Santidade não quero anos, eu quero almas!”

Sendo assim, podem receber a indulgência do Perdão de Assis, todos aqueles que confessam e comungam, sinceramente desejosos em viver a obediência à vontade de Deus. Basta ir hoje a uma Igreja paroquial ou franciscana, rezar o Pai Nosso, o Creio e uma oração pelo Papa. Os que visitarem a Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, podem receber a mesma graça durante todo o ano, conforme um especial decreto da Penitenzeria Apostólica datado em 15 de julho 1988 (Portiuncolae sacrae aedes).

Em Assis, a Festa do Perdão foi iniciada com uma solene celebração eucarística presidida às 11h da manhã pelo Ministro Geral da Ordem dos Irmãos Menores, José Rodríguez Carballo. Logo depois da Celebração, foi realizada a procissão, também chamada “Procissão do Perdão”.

Às 14h30 iniciou-se a oração do Santo Rosário e a Liturgia Penitencial. Uma peregrinação da Diocese de Assis.

No segundo dia da Festa, o Arcebispo de Perugia, Dom Gualterio Bassetti, celebrará uma Santa Missa, na qual se recitará a Súplica à Nossa Senhora dos Anjos e o Canto dos Peregrinos. As celebrações serão encerradas às 23h30. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas