Gaudium news > A via da beleza: um contato mais profundo com o Senhor e a Igreja

A via da beleza: um contato mais profundo com o Senhor e a Igreja

São Paulo (Quinta-feira, 02-08-2012, Gaudium Press) Dom Enrico dal Covolo, atual reitor da pontifícia universidade lateranense de Roma, estando de passagem pelo Brasil, concedeu uma entrevista à Gaudium Press na qual tratou sobre sua missão em nosso país.

Enrico dal Covolo 01.jpg
Dom Enrico dal Covolo, atual reitor da pontifícia universidade lateranense de Roma

Gaudium Press – Qual é o motivo de sua viagem ao Brasil?

Dom Enrico dal Covolo –
O motivo fundamental desta minha viagem é visitar os centros de algum modo ligados à Universidade do Papa, da qual sou reitor. Nós temos 40 centros conectados no mundo todo, dos quais 7 estão no Brasil, e portanto, sistematicamente estou visitando todos. Comecei justamente aqui por São Paulo com o primeiro centro que é o Instituto Agregado de Direito Pegoraro na Faculdade Teológica da Universidade Católica.

Gaudium Press – Depois o senhor irá para outros estados brasileiros?

Dom Enrico dal Covolo – Sim, devo dar praticamente a volta em todo o Brasil. Tenho que passar pelo Rio de Janeiro, Recife, Cuiabá, e muitas outras cidades. De modo particular, depois pretendo fazer um convênio com a Universidade Salesiana de Campo Grande. Isto não é por si só um centro afiliado, agregado da universidade lateranense, mas instauramos um novo convênio, uma forma de colaboração genérica em alguns objetivos.

Gaudium Press – É a primeira vez que o senhor visita o Brasil?

Dom Enrico dal Covolo – Não, é a segunda vez. A primeira vez foi em 2004. Vim porque na época era postulador geral da causa dos santos da família salesiana e em São José dos Campos se encontra conservado o corpo de um venerável salesiano, que é Dom Rodolfo Komorék. Dele levei adiante a causa até um processo sobre o milagre. Porém, ainda no momento Dom Rodolfo é venerável. Esperamos que possa chegar à beatificação. O outro, digamos da família salesiana, de quem acompanhei a causa como postulador no Brasil, foi Monsenhor Lustosa de Almeida, que foi o primeiro arcebispo de Fortaleza, onde precisamente se encontra enterrado na Catedral.

Gaudium Press – Então quer dizer que os salesianos no Brasil já fizeram um longo caminho de santificação que depois trouxe seus frutos.

Dom Enrico dal Covolo – Certamente, certamente, o Brasil é uma das regiões onde mais se difundiu a obra missionária de Dom Bosco e há presenças muito significativas. Isso é testemunhado também pela presença de numerosíssimos bispos salesianos no Brasil. O Brasil é a nação na qual temos mais bispos em relação a todas as outras nações do mundo.

Gaudium Press – O senhor já conhecia a obra dos Arautos do Evangelho?

Dom Enrico dal Covolo – Eu tinha ouvido falar, mas não conhecia nada da vida dos Arautos do Evangelho, e assim, vivendo na casa deles por alguns dias, descobri esta nova forma de vida consagrada, que me parece muito linda, muito promissora e rica de entusiasmo, como acontece frequentemente na origem de uma fundação, há mais entusiasmo ainda do que em relação àquelas outras fundações com uma história mais longa. Então, certamente, o empenho é que a fundação se consolide cada vez mais, que afunde bem suas raízes no terreno da Igreja, mas me parece que isto esteja acontecendo com grande entusiasmo e com grande alegria.

Gaudium Press – O que lhe mais lhe surpreendeu durante esse período com os Arautos?

Dom Enrico dal Covolo – Me surpreendeu mais esta via da beleza que os Arautos do Evangelho estão seguindo justamente para chegar a um contato mais profundo com o Senhor, com Deus e com a Igreja. É uma via muito promissora os maiores teólogos do século passado, já diziam que é a beleza que nos salvará, tantos o disseram de diversas formas, e creio que seja assim mesmo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas