Gaudium news > Cristãos fogem do Norte do Mali por perseguição islâmica radical

Cristãos fogem do Norte do Mali por perseguição islâmica radical

Bamako (Segunda-feira, 29-10-2012, Gaudium Press) Uma alarmante reportagem sobre a situação dos cristãos em Malí foi realizado pelo padre Laurent Balas, missionário dos Padres Blancos, em declarações feita à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre: “No norte de Malí, todos os cristãos foram forçados a fugir”, afirmou o sacerdote.fuga_cristao_mali.jpeg

Desde a primavera de 2012, as milícias islâmicas tomaram os territórios do norte e impuseram uma de modo violento e radical a Sharia, a lei religiosa islâmica. A perseguição é tão grave, que as casas são invadidas de surpresa para verificar se as mulheres usam o véu que a tradição muçulmana exige. As “infratoras” são agredidas fisicamente e severamente punidas.

Essa situação motivou o êxodo de cristãos que fogem para o sul para viver em condições miseráveis, deixando para trás suas posses. A atenção dada a eles também é precária. “Existem campos de refugiados no país, os desprezados foram “absorvidos” pela população. É muito difícil dizer quantos”, disse Pe. Balas.

A situação dos refugiados oferece perspectivas mais difíceis: “Agora, no sul, a presença dos perseguidos começou a pesar sobre as outras famílias que já vivem na pobreza”, disse o missionário. Por causa da situação precária, muitos afirmam preferir voltar o norte afirmando que “preferem morrer na sua própria terra”.

De acordo com Pe. Balas, a paisagem complexa de Mali é composta pela conexão entre grupos armados islâmicos e tráfico de drogas. No Mali, “O Islã é uma tela de esconder a droga e busca possível de ouro e petróleo”, lamentou.

Com Agência Fides.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas