Gaudium news > Bispos dos EUA apresentam dez orações para o Ano da Fé

Bispos dos EUA apresentam dez orações para o Ano da Fé

Washington (Quinta-feira, 13-12-2012, Gaudium Press) Como uma ajuda para a oração de Advento e meditação para o Ano da Fé, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos difundiu uma lista de dez orações que todos os fiéis podem fazer durante seu tempo de recolhimento pessoal. As “dez orações para o Ano da Fé” fazem parte de uma lista sugerida pelo Comitê sobre Evangelização e Catequese, a cargo de Dom David Ricket, Bispo de Green Bay.

davidlaurinricken.jpg

As orações sugeridas pela Conferência de bispos são:

1. O Credo Niceno ou Símbolo da Fé: Esta é a oração oficial do Ano da Fé e expõem o núcleo fundamental da crença cristã. “O Ano da Fé é um retorno aos ensinamentos fundamentais da Igreja e de se fortalecer nelas”, afirmou Dom Ricket. O Credo tem, tradicionalmente, a dupla função de recordar as verdades e obter de Deus a graça para crer mais profundamente.

2. O Pai Nosso: “Como o Credo, o Pai nosso é tão central para nossa fé que o rezamos em todas as missas”, explicou o Bispo. Esta oração resulta indispensável, já que a Igreja insiste que o Ano da Fé deve motivar o encontro pessoal com Jesus Cristo. “Fazer esta oração, que Ele mesmo nos deu, nos aproxima mais Dele”.

3. A Ave Maria: Com uma dignidade próxima ao Pai Nosso, esta oração tecida com as frases da Sagrada Escritura e a devota súplica de auxílio à Virgem, cumpre um importante papel no Ano da Fé. “Maria sempre assistirá aos cristãos e os levará a seu Filho”, explicou Dom Ricket.

4. O Glória: “Esta doxologia, um curto hino de louvor, captura belamente a essência de nossa fé em um Deus eterno, trinitário”, expressou o secretário. É um das orações que os católicos podem repetir, por meio de jaculatória, para admirar o mistério profundo da divindade.

5. O Magnificat: É o Cântico de Maria, registrado pelo evangelista São Lucas, que “olha a fé de alguém que confiou tanto em Deus que entrou no mundo através dela”, afirmou o bispo. As palavras da Santíssima Virgem resumem a história da salvação em um belo louvor.

6. O Cântico de Zacarias: Também presente no Evangelho, foi proclamado pelo pai de São João Batista depois de seu nascimento, no qual assinala o elevado destino do profeta. “É um testamento vivo da fé, de alguém que experimenta a bondade de Deus obrando no mundo”.

7. O Lembrai-vos: “Outra poderosa oração mariana”, comentou Dom Ricket. “O Lembrai-vos recorda ao povo de Deus que Maria é nossa mãe e que podemos recorrer a ela ante qualquer coisa”. Esta tradicional oração é atribuída a São Bernardo de Claraval e tem sido recomendada pelos santos e a tradição da Igreja durante quase um milênio.

8. Os Atos de Contrição, Fé, Esperança e Caridade: “A maioria das pessoas conhecem o Ato de Contrição por seu recurso à Confissão”, expressou o bispo, “mas os Atos de Fé, Esperança e Caridade são também maravilhosos para a vida de oração do cristão”. O prelado recomendou aos fiéis conhecer esta devoção, pouco praticada nos tempos atuais, e que se encontra consignada no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

9. As orações aos Santos Anjos: Estas orações tem muitas formas, e acompanham o caminho de fé dos católicos em todas suas etapas. “As crianças aprendem a orar a seu anjo da guarda, e os adultos aprendem a oração a São Miguel Arcanjo. Ambas são recordações úteis da necessidade de pedir a proteção à Deus e a seu guia todos os dias”, assinalou o secretário.

10. A oração pela Nova Evangelização: Dom Ricket terminou sua lista com uma oração recentemente composta. Segundo explicou, “o propósito do Ano da Fé é renovar e fortalecer aos católicos na prática da fé de forma que eles inspirem ao mundo com seu exemplo. Esta é a Nova Evangelização”.

Por Miguel Farías – Gaudium Press.

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas