Gaudium news > No próximo domingo haverá a coleta da Campanha para a Evangelização

No próximo domingo haverá a coleta da Campanha para a Evangelização

Porto Alegre (Quinta-Feira, 13/12/2012, Gaudium Press) Com o lema “Eu vi e dou testemunho: Ele é o filho de Deus”, a Campanha da Evangelização (CE), que começou no dia 25 de novembro, seguirá até o próximo domingo, dia 16 de dezembro, quando as comunidades são chamadas a participarem da coleta para a evangelização. Realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período do Advento, e coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CE quer despertar nos fiéis a consciência de que todos são chamados a ter uma participação
cada vez maior na obra evangelizadora da Igreja.

campanha_de_evangelizacao_cartaz.jpg

A CE busca viabilizar esta participação, seja nas atividades da comunidade eclesial, seja pela oração e pela oferta material, que garante os recursos necessários para que a igreja possa realizar projetos evangelizadores. Para isso, a campanha tem como meta acentuar a missão de anunciar a todos que Jesus Cristo é a razão da vida, do trabalho e da própria existência da Igreja.

De acordo com o texto-base da campanha, sabe-se que a realidade atual está repleta de problemas, e que cada vez mais se tem a impressão de que esses problemas são insuperáveis. As pessoas colocaram a solução dos problemas nas ciências e no progresso e agora estão desiludidas. O motivo principal é que a ciência e a tecnologia podem avançar na solução de muitas questões, mas não podem responder à principal pergunta do ser humano: “Qual o sentido da vida?”.

A resposta a essa questão fundamental está na pessoa de Jesus Cristo e no conhecimento da sua mensagem. Segundo o presidente da Comissão Episcopal para a CE da CNBB e arcebispo de São Salvador da Bahia, dom Murilo Krieger, as pessoas muitas vezes não percebem isso e, logo, não vivem bem, pois procuram a felicidade em coisas e não no sentido da vida.

A Campanha para a Evangelização não se resume apenas à coleta de recursos. Significa, primeiramente, dispor-se a ser um evangelizador, pois quem está em um verdadeiro processo de Evangelização se torna um evangelizador. A experiência do encontro vital com o Senhor modifica a vida da pessoa e impulsiona a anunciar a outros irmãos a feliz descoberta.

Dom Murilo explica que neste ano, a CE tem como principal objetivo despertar em cada batizado sua responsabilidade com a evangelização, justamente por ser batizado. O arcebispo aponta como modelo o apóstolo Paulo: “as pessoas precisam considerar a suprema alegria de conhecer Jesus Cristo e, por isso, fazer tudo o que estiver ao alcance para que Ele seja também fonte de alegria para todos os seres humanos”.

Outro ponto que o prelado avalia é a questão de que o trabalho evangelizador exige alguns recursos; nesse sentido, colaborar financeiramente para que o Evangelho chegue a todos é um privilégio. Para ele, não são todas as pessoas que podem partir em missão ou têm condições de usar os meios de comunicação para evangelizar, mas todos têm condições de ajudar os evangelizadores. “E é essa ajuda que a Campanha para a Evangelização pede a cada batizado”, ressalta dom Murilo.

Os recursos arrecadados pela campanha serão repartidos segundo critérios específicos, priorizando regiões carentes e as necessidades de cada localidade no campo da evangelização. A CE destina 45% do resultado para a evangelização na própria Diocese da coleta, para projetos que a mesma determinar. Já 20% é canalizado para o respectivo Regional da CNBB (a CNBB tem 17 Regionais), que também tem seus próprios projetos de evangelização, e 35% é destinado para a sede da CNBB, em Brasília. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas