Gaudium news > Natal na Nigéria: uma Igreja incendiada, um Sacerdote e cinco fiéis mortos

Natal na Nigéria: uma Igreja incendiada, um Sacerdote e cinco fiéis mortos

Abuja – Nigéria (Quarta-feira, 26-12-2012, Gaudium Press) – Mais uma vez a violência contra cristãos na Nigéria mostrou não permitir um descanso e não dar tréguas. Um grupo armado atacou na noite de Natal a Igreja da localidade de Peri, no Estado de Yobe, norte do país e matou seis pessoas e, depois, o templo foi incendiado. nigeria_ataque_natal_2012.JPG

O ataque ocorreu pouco após da meia-noite, durante a celebração da Missa de Natal. As suspeitas recaem sobre o grupo islâmico radical Boko Haram, que usa a violência com fins políticos e já havia declarado guerra à comunidade cristã. Sem embargo, essa seita não é o único grupo radical ativo no norte da Nigéria. Ali também atua a Ansaru. A esta milicia terrorista se atribui o assalto contra instalações da polícia em Abuya o que permitiu que no mês passado fossem libertados centenas de presos e o sequestro de francês na localidade de Rimi.

As festas de Natal passaram a ser potencialmente perigosos para os fiéis católicos que se dirijam para as Igrejas na Nigéria. No Natal de 2010 e no de 2011 foram praticados ataques a Igrejas. Nos dois anos, o saldo foi de dezenas de mortos.

A região de Potiskum, onde ocorreu o atentado na noite desse Natal, é de maioria muçulmana, mas acolhe uma fértil comunidade cristã. O Papa Bento XVI, na sua mensagem de Natal proferida por ocasião da Bênção Urbi et Orbi, havia condenado os contínuos ataques na Nigéria, nomeadamente contra cristãos, “que continuam a ceifar vidas”. (JS)

Com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas