Gaudium news > Catedral de Notre Dame em Paris recupera o som que seus sinos tinham na Idade Média

Catedral de Notre Dame em Paris recupera o som que seus sinos tinham na Idade Média

Paris – França (Quinta-feira, 07-02-2013, Gaudium Press) Por ocasião do aniversário de 850 anos do início da construção da Catedral de Notre Dame de Paris, França, nove de seus sinos serão substituídos por réplicas fiéis à harmonia original presente antes de 1791. O monumental projeto chegou a sua reta final com a chegada dos sinos de bronze à Catedral, onde foram recebidos e abençoados pelo Cardeal André Ving-Trois, Arcebispo de Paris, em uma cerimônia especial no último sábado, 2. Desta forma, Paris voltará a escutar o ressoar que inundou os ares da cidade antes da Revolução Francesa.

Sinos dispostos para sua benção e exibição pública. Foto -.. Groume.jpg

Os sinos são exibidos atualmente na nave da Catedral, “para que todos possam admirar e apropriar-se desta herança compartilhada, antes de serem instalados nas torres”, segundo informou a apresentação oficial do evento. Seu melodioso som será escutado pela primeira vez no próximo sábado, 23 de março, véspera da solenidade de Domingo de Ramos.

Os sinos comunicam a mensagem de Deus

A benção dos nove sinos foi realizado pelo Arcebispo em companhia das crianças que assistem ao catecismo nas paróquias da cidade. A liturgia correspondeu à Apresentação do Senhor, e o Cardeal Ving-Trois relacionou esta manifestação de Cristo com as formas atuais em que podemos conhecê-lo. “Ir ao catecismo”, explicou o Cardeal às crianças, “é aprender a descobrir a luz que Deus nos envia através das palavras e ações de Cristo”.

O Arcebispo explicou que os templos são sinais que recordam a luz de Jesus. “A voz de Deus deve ser escutada, não só através dos sinais, mas também através do som”, afirmou. Sobre os sinos, “que acabamos de abençoar”, explicou que tem a missão de difundir “não só o som do metal, mas uma harmonia, uma música, um chamado, uma mensagem”. Este chamado dos sinos “é a mensagem de Deus que chega a nosso coração, para despertar em nossa mente a presença da luz para dirigir nossas vidas”.

Sino exibido na nave da Catedral de Notre Dame. Foto - Groume.jpg

“Hoje temos o prazer de abençoar estes sinos que serão a voz de Deus para o povo de Paris, o saibam ou não!”, continuou o Cardeal. “Se ouve uma voz que fala ao coração, uma voz mais pura, mais bela que o barulho da cidade, uma voz que lhes dará esperança. Não veio à terra para perder-se na noite, vagando como ovelhas perdidas que não tem pastor”. O ressoar das campanhas, concluiu o Arcebispo, convida à conversão de homens e mulheres para fazê-los amigos e discípulos de Cristo à Serviço de todos. (EPC/GPE)

Com informações da UCA News, Diocese de Paris e Catedral de Notre Dame.

Gaudium Press / Miguel Farias.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas