Gaudium news > Os caminhos da Fé em Roma

Os caminhos da Fé em Roma

Roma (quarta-feira, 20/03/2013, Gaudium Press) A fé rezada, a fé celebrada, a fé vivida e a fé professada são as quatro etapas da fé que os peregrinos podem realizar em algumas igrejas de Roma por ocasião do Ano fé.

sao_pedro.jpg
Praça São Pedro: epicentro de um itinerário de Fé em Roma

Este itinerário proposto pela Obra Romana de Peregrinações para marcar o tempo de graça, que convocou o Papa Emérito Bento XVI desde outubro do ano passado, é um convite para descobrir as grandezas da Fé Católica a partir das quatro dimensões da fé apresentadas pelo Pontífice Emérito em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”.

“Querido peregrino, querida peregrina: em resposta ao convite de Bento XVI, estás prestes a iniciar um breve caminho que te levará até o túmulo de São Pedro para professares a tua fé, unindo-te mais profundamente à fé indefectível e sólida da Igreja. Este itinerário, composto por três etapas em algumas igrejas de Roma, e uma etapa fundamental na Basílica de São Pedro, te permitirá viver as quatro dimensões da fé indicadas pelo Santo Padre: a oração, a celebração, o testemunho e a profissão”; é a mensagem que a Obra Romana das Peregrinações oferece aos peregrinos. Iniciaremos agora uma peregrinação:

A Fé Rezada

A Igreja de Santa Maria em Traspontina, localizada do outro lado da ponte de Sant’Angelo na Cidade Eterna, é o ponto de partida deste itinerário de fé. Ao ingressar neste templo – em cujo interior se conservam as colunas que, segundo a tradição, serviram para atar São Pedro e São Pablo antes de seu martírio- convida-se o peregrino a refletir sobre as virtudes da fé, em resposta também ao chamado que fez o Papa Emérito ao convocar justamente o Ano da Fé:

mapa.jpg
Mapa dos caminhos da Fé na Cidade Eterna

“Deve-se aprofundar a reflexão sobre a fé para ajudar todos os crentes em Cristo a fim de que sua adesão ao Evangelho seja mais consciente e vigorosa, sobretudo em um momento de profunda mudança como a que a humanidade está vivendo.”

A Fé Celebrada

Um convite para celebrar a fé em Jesus Cristo a partir de sua misericórdia é o que é feito nesta segunda etapa da fé. A Igreja do Espírito Santo em Sassia, Santuário da Divina Misericórdia, que se situa muito perto da Praça de São Pedro no Vaticano, é o epicentro deste encontro de fé.

Nesta etapa, faz-se um especial chamado para viver o Sacramento da reconciliação fazendo um exame de consciência através da leitura da Palavra de Deus. Para isso a Igreja tem seus confessionários disponíveis para os peregrinos de terça-feira a domingo, das 17:00 horas às 19:00 h.

Ao alcançar esta etapa, após o sacramento da Confissão, convidam-se também os fiéis a acender uma luz como um sinal da passagem das trevas do pecado para a luz da graça e do perdão.

A Fé Vivida

A terceira etapa da fé acontece na Igreja de São João Batista dos Florentinos, que há muitos anos serve de acolhimento aos peregrinos que se dirigem para a Basílica de São Pedro.

s_paulo_fora_dos_murros.jpg
Basílica de São Paulo, Fora dos Muros

O templo, que foi casa por muitos anos de São Felipe Neri, conhecido como o santo da alegria, graças ao seu bom humor, e à maneira como acolheu crianças, jovens e não tão jovens, é lugar para viver a fé conhecendo a figura, o testemunho, e obra do santo italiano.

A Fé Professada

A quarta etapa e última etapa deste itinerário da Fé culmina na Basílica de São Pedro, “lugar onde se conserva a memória viva do primeiro dos apóstolos, cuja fé é a pedra, o ponto de referência estável e permanente para a fé da Igreja inteira. “

Aqui, os peregrinos que terminam seu itinerário são convidados a professar a fé, meditando e rezando o Credo.

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Fotos: Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas