Gaudium news > Semana Santa: participação do Papa Francisco nas cerimônias

Semana Santa: participação do Papa Francisco nas cerimônias

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-03-2013, Gaudium Press) – A Semana Santa é uma das comemorações mais aguardadas pelos cristãos em todo mundo. Nela é celebrada a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É a Páscoa.

Pela primeira vez o Papa Francisco participa destas comemorações, em Roma, já como Sumo Pontífice.

vaticano_papa_francisco.jpg

Quinta-feira Santa

Na Quinta-feira Santa, ele celebrará, às 9:30 horas da manhã, a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, com a participação de cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e padres de Roma.

É durante esta missa que os óleos serão abençoados,ungidos os Santos Óleos, sacramental que será usado durante todo o ano na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

Pela tarde às 17:30, começa o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor que comemora a primeira Missa da história: a Última Ceia.

O Papa celebrara a missa da Ceia do Senhor na Casa de Detenção para Menores “Casal del Marmo”. Ele realizará ali a cerimonia de lava pés, quando lavará e osculará os pés de 12 prisioneiros. Este mesmo presídio já foi visitado por Bento XVI em anos anteriores.

Sexta-feira Santa

Na sexta-feira Santa, às cinco da tarde, o Papa Francisco celebrará a Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, quando haverá a adoração do Santo Lenho.

À noite, às 21:15 horas, O Santo Padre desloca-se até o Coliseu. Ali ele deverá presidir a Via Crucis, (Via Sacra) ou seja, a meditação de 14 estações que lembram momentos da Paixão de Nosso Senhor. A primeira delas é a “Condenação de Jesus por Pilatos” e as demais prosseguem até oa morte e sepultamento de do Salvador.

Neste ano, as meditações para cada uma das estações foram elaboradas por dois jovens libaneses que contaram com ajuda do Cardeal Bechara Boutros Raï.

Sábado Santo

No sábado às 20h30 horas, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco entrara em procissão com a igreja inteiramente às escuras. Na ocasião ele deverá portar a única fonte de luz lá presente: o Círio Pascal. Dentro da penumbra o Papa deverá dirigir-se para o altar, anunciando e mostrando a todos o “Lumem Christi” (Luz de Cristo) e dará início à celebração da Vigília da Pascoa.

Domingo

Na manhã de domingo, às 10:15 horas, haverá a ultima cerimonia da celebração pascal com a presença do Pontíce. No final dela será dada a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, (Para a Cidade e para o Mundo), a segunda do Papa Francisco.

Ainda no Domingo haverá a oração mariana do Angelus, já agora com as alegrias da Páscoa: “Rainha dos céus, alegrai Vos, Alelúia!”. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas