Gaudium news > Audiência Geral: Papa ensina como viver a Semana Santa

Audiência Geral: Papa ensina como viver a Semana Santa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-03-2013, Gaudium Press) – O Papa Francisco prometeu voltar a tratar do Tema do Ano da Fé somente após a Páscoa. Em sua primeira Audiência Geral ele enfocou sua catequese na temática da Semana Santa. Como de costume, a Praça São Pedro estava repleta de fiéis que esperavam ouvir as palavras do Pontífice.

primeiro_angelus_papa_francisco.jpg
Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

O Santo Padre perguntou didaticamente aos seus ouvintes: “Mas que significa viver a Semana Santa para nós?” e, logo em seguida, respondeu que é acompanhar Jesus no caminho rumo à Cruz e à Ressurreição. E explicou que, na Semana Santa, vivemos o ápice da caminhada de Jesus: ele se entregou voluntariamente à morte para corresponder ao amor de Deus Pai, em perfeita união com sua vontade, para demonstrar o seu amor por nós.

Jesus foi presença de amor na terra, continuou, em sua missão terrena, ele falou a todos, sem distinção, aos grandes e aos humildes, trouxe o perdão de Deus e sua misericórdia, ofereceu esperança; consolou e curou.

O Papa novamente perguntou: “O que tudo isso tem a ver conosco?” E , de novo, respondeu sua própria pergunta: “Significa que esta é também a minha, a tua, a nossa caminhada. Viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos, ir ao encontro dos outros, ir às periferias da existência, encontrar sobretudo os mais distantes, os que mais necessitam de compreensão, de consolação, de ajuda”.

Para o Papa, viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, do Evangelho. E ele ressaltou que acompanhar Cristo exige sair de nós mesmos, deixar de lado um modo habitual de viver a fé . Deus saiu de Si mesmo para vir ao nosso encontro e também nós devemos fazer o mesmo. A falta de tempo não é desculpa, disse o Papa. Não podemos nos contentar com uma oração, uma Missa dominical distraída e não constante, de algum gesto de caridade, e não ter a coragem de “sair” para levar Cristo, explicou o Pontífice.

praca_sao_pedro.jpg
Praça de São Pedro, Papa Francisco fez hoje sua primeira
Audiência Geral das Quartas-feiras

Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

“A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias, dos movimentos, das associações, e ‘sair’ ao encontro dos outros para levar a luz e a alegria da nossa fé, um raio de amor do Senhor. Sair sempre! E isso com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência”, completou o Papa Francisco. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas