Gaudium news > O Papa Francisco tomará posse da Cátedra Romana no Domingo da Misericórdia

O Papa Francisco tomará posse da Cátedra Romana no Domingo da Misericórdia

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-04-2013, Gaudium Press) No Próximo domingo, 7 de abril, durante a festividade do Domingo da Misericórdia, o Papa Francisco tomará posse da Cátedra Romana. O evento, como foi informado pela Sala de Imprensa do Vaticano, ocorrerá às 17:20 horas de Roma, durante uma celebração eucarística presidida pelo Sumo Pontífice na Basílica de São João de Latrão, sede episcopal do Bispo de Roma.

pascoa.jpg
Foto Gustavo Kralj / Gaudium Press

A tomada de posse é de grande significado para a Igreja diocesana da Cidade Eterna, uma vez que o Santo Padre é sua cabeça, guia e pastor. Até o momento o encarregado de dirigir a Diocese de Roma, enquanto o Papa Francisco não tomou posse dela, é o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa.

Após assumir a Cátedra da Diocese de Roma, espera-se que o Pontífice também tome posse das Basílicas Papais de Santa Maria maior e São Paulo Fora dos Muros, eventos cujas datas não foram ainda confirmadas.

O que é Posse da Cátedra Romana?

O Papa Emérito Bento XVI, durante sua tomada de posse como Bispo de Roma, ocorrido tambiém na Basílica de São João de Latrão em 7 de maio de 2005, explicou o que significa assumir a Cátedra Romana:

“O Bispo de Roma senta-se em sua Cátedra para dar testemunho de Cristo. Assim, a Cátedra é o símbolo do ‘potestas docendi’ (poder docente), o poder de ensinar, parte essencial do mandato de atar e desatar, conferido pelo Senhor a Pedro e, depois dele, os Doze”.

Na ocasião, o Romano Pontífice Emérito, também disse: “Aquele que seja titular do Ministério Petrino deve ter consciência de que é homem frágil e débil, como são frágeis e débeis suas forças, e necessita constantemente purificação e conversão. Porém deve ter também consciência de que do Senhor lhe vem a força para confirmar a seus irmãos na fé e mantê-los unidos na confissão de Cristo Crucificado e ressuscitado”.

sao_joao_latrao.jpg
Sonia Trujllo – Gaudium Press

Sonia Trujllo- Gaudium Press- (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas