Gaudium news > Sagradas Escrituras: textos inspirados em Deus que alimentam a Fé e orientam a vida de caridade, diz o Papa

Sagradas Escrituras: textos inspirados em Deus que alimentam a Fé e orientam a vida de caridade, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-04-2013, Gaudium Press) – O Papa Francisco recebeu hoje integrantes da Pontifícia Comissão Bíblica, que estão encerrando sua Assembleia Plenária. A recepção foi na Sala dos Papas, nesta manhã.

papa_francisco.jpg
Foto Gustavo Kralj / Gaudium Press

A comissão esteve reunida desde segunda-feira refletindo sobre “a inspiração e a verdade da Bíblia”, sob a direção do Arcebispo Gerhard Ludwig Müller, Presidente da Comissão.

Segundo o Papa, o tema estudado “diz respeito não só ao fiel, mas a toda a Igreja, já que a vida e a missão da Igreja se fundamentam na Palavra de Deus, inspiradora de toda a existência cristã”.

Nas palavras dirigidas ao grupo que recebia, o Pontífice explicou que “como sabemos, as Sagradas Escrituras são o testemunho escrito da Palavra Divina, que, portanto, precede a Bíblia. E é por isso que a nossa fé não se focaliza apenas no livro, mas na história da salvação e principalmente em Jesus Cristo, Palavra de Deus feita carne”.

Recordando a Constituição dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, o Papa Francisco afirmou a existência de uma unidade que não se rompe entre as Sagradas Escrituras e a Tradição: ambas provêm da mesma fonte, formam uma só coisa e tendem ao mesmo fim. Por isso, devem ser aceitas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência.

É por isso, recordou o Papa, que o exegeta deve estar atento, pois a interpretação das Escrituras não pode ser apenas um esforço científico individual, mas confrontado, inserido e autenticado pela tradição viva da Igreja. Segundo o Santo Padre “os textos inspirados em Deus alimentam a fé e orientam a vida de caridade”.

Ao se despedir dos membros da Comissão Bíblica, o Pontífice agradeceu, encorajou e incentivou: “Que Maria lhes ensine a acolher plenamente a riqueza inexaurível das Sagradas Escrituras não só através da pesquisa intelectual, mas na oração e em toda a sua vida de católicos, para que este trabalho se reflita no coração dos fiéis”. (JS)

Com informações Rádio Vaticana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas