Gaudium news > Congresso Internacional da Família em Lima divulga Declaração final

Congresso Internacional da Família em Lima divulga Declaração final

Lima – Peru (Quinta-feira, 06-06-2013, Gaudium Press) Concluído em Lima (Peru), no último domingo, 2, o Congresso Internacional: “Famílias do século XXI, protegendo o futuro”, contou com a participação de reconhecidos expositores da Espanha, Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia e Equador. A missa de encerramento foi durante a solenidade de Corpus Christi, presidida pelo Cardeal Juan Luis Cipriani na Praça Maior da capital peruana.congresso_internacional.jpg

Durante o Congresso foram realizados seminários “mostrando tudo o que se deve fazer para que no século XXI uma família permaneça unida e possa ter uma boa relação entre seus membros”, além das conferências magistrais e outras atividades.

Ao final, o Congresso emitiu uma Declaração de postulados, que transcrevemos abaixo:

Declaração do Congresso Internacional Famílias do Século XXI

Nós, participantes e expositores da Espanha, Colômbia, Equador, México, Argentina, Estados Unidos e Peru, sob o amparo de Nossa Senhora da Evangelização, reafirmamos nosso compromisso com uma ação mais decidida de promoção da instituição familiar.

Cremos que uma família é muito mais que um homem, uma mulher, uns filhos e um teto compartilhado. Deus, comunidade de Amor, nos deu a família para ser e para amar. Jesus viveu em uma família e nos mostrou todo seu potencial. A família é caminho cotidiano e meta da aventura dos seres humanos.

Ao revisar o panorama local e mundial a respeito da instituição familiar, um sentir solidário nos impulsional a sair ao encontro de tantas pessoas que reconhecem suas famílias como a instituição mais importante de suas vidas e que simultaneamente não logram ver realizado seu anelo de uma vida familiar feliz.

Uma constatação dos dados sociológicos disponíveis nos revela que uma família intacta, de pai e mãe que não se separam e que criam a seus filhos comuns, produz mais bem estar que outras estruturas de família nos distintos aspectos da vida. As famílias intactas oferecem mais bem estar em saúde, educação e economia a seus membros, tanto aos padres como aos filhos e inclusive à sociedade em geral. As famílias intactas também são a melhor arma na luta contra a pobreza, a prevenção da violência contra a mulher, o abuso infantil, a corrupção e até os acidentes de crianças pequenas em casa.

Por isso pedimos a Deus que ilumine a nossos governantes e legisladores, proprietários de empresas e de meios de comunicação, líderes de opinião e a toda pessoa que promover juntos a vida familiar. Ao fazê-lo não só estarão respondendo a um desejo genuíno e comprovado de uma grande maioria da povoação, mas que cumprirão a missão que lhes fora encarregada aqui na terra. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas