Gaudium news > Os 500 mártires Espanhóis do século XX serão beatificados em outubro

Os 500 mártires Espanhóis do século XX serão beatificados em outubro

Madri – Espanha (Segunda-feira, 24-06-2013, Gaudium Press) Entre os eventos do Ano da Fé que estão programados para este ano de 2013 na Espanha, a Igreja do país europeu prepara um de grande importância: a beatificação de 500 mártires do século XX.martires.jpg

O acontecimento ocorrerá no próximo dia 13 de outubro durante uma celebração eucarística celebrada no Complexo Educativo de Tarragona presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e representante do Papa Francisco para a Beatificação, o Cardeal Ângelo Amato.

A comemoração das beatificações faz parte do Plano Pastoral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE); um evento aprovado pela Assembleia Plenária de novembro do ano passado, ocasião na qual se escolheu a Tarragona como lugar para a Beatificação, cidade espanhola de onde procede a Causa mais numerosa com 147 mártires, entre os quais se encontra Dom Manuel Borrás, Bispo Auxiliar, e 66 sacerdotes.

O Serviço de Informação da Conferência Episcopal Espanhola divulgou que a Santa Sé já aprovou o Decreto de martírio de 480 mártires pertencentes a 29 causas.

Entre os mártires, cujos decretos foram aprovados pelo Vaticano, se encontram três bispos, 79 sacerdotes, três seminaristas, 391 consagrados e quatro leigos; causas que foram introduzidas nas dioceses de Ávila, Barbastro, Barcelona, Bilbao, Cartagena, Ciudad Real, Córdoba, Cuenca, Jaén, Lérida, Madrid, Menorca, Sigüenza-Guadalajara, Tarragona, Tortosa e Valência.

O Episcopado Espanhol espera que dentro de pouco tempo o Vaticano publique os decretos das outras quatro causas.

A CEE, também divulgou parte dos atos que ocorrerão na diocese de Tarragona por ocasião da cerimônia de Beatificação. Estes serão iniciados no dia 11 de outubro com vários eventos de acolhida dos peregrinos. No sábado 12, às 19h, se celebrarão as vésperas solenes na Catedral de Tarragona em homenagem aos Mártires.

A Cerimônia de Beatificação do domingo, 13, será iniciada às 12h, sendo transmitida pelos meios de comunicação espanhóis. (GPE/EPC)

Com informações da CEE.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas