Gaudium news > Leigos católicos ajudam a reconstruir Igreja no Vietnã

Leigos católicos ajudam a reconstruir Igreja no Vietnã

Ho Chi Minh City – Vietnã (Terça-feira, 16-07-2013, Gaudium Press) A reconstrução da Igreja Católica no Vietnã tem contribuído para o aumento de fiéis no país asiático, que apesar de ainda sofrer dificuldades e perseguições, está disposto a reconstruir a sua própria história.

Os fiéis contribuem evangelizando as áreas mais remotas e pobres do Vietnã. Além disso, o testemunho dos leigos também vem favorecendo o desenvolvimento da Igreja no país.

O Superior Provincial dos Redentoristas no Vietnã, Padre Vicente Pham Trung Thanh, afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas durante a missão evangelizadora, o número de católicos vem crescendo a cada ano.

O controle que o Estado exercia sobre padres e bispos não permitia a circulação deles no Vietnã. Graças a ajuda dos leigos, a missão de difundir o Evangelho entre os grupos étnicos foi concretizada.

O Padre Vicente explica que ainda existem grupos étnicos localizado nas florestas, em áreas remotas e de pobreza.

Segundo dados oficiais, existem aproximadamente 5,6 milhões de católicos vietnamitas, cerca de 6,87% da população. De acordo com estimativas não oficiais, o percentual chega em torno dos 10%. O Vietnã é a quinta maior Igreja na Ásia, depois das Filipinas, Índia, China e Indonésia.

No final do ano de 2012, os bispos vietnamitas apresentaram a Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC). O Superior Provincial dos Redentoristas disse que os fiéis leigos são muito ativos durante o trabalho missionário, cooperando com os pastores e religiosos para a reconstrução da Igreja no Vietnã.

Os mártires também são considerados fontes de inspiração para a missão. O Cardeal de Ho Chi Minh City, Jean-Baptiste Pham Minh Man, disse que eles são “as sementes da nossa esperança.” (LMI)

Com informações Asia News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas