Gaudium news > Semana Missionária: Primeiro encontro de jovens com Cristo

Semana Missionária: Primeiro encontro de jovens com Cristo

São Paulo (Segunda-feira, 22-07-2013, Gaudium Press) Inigualável este momento de comunhão e amor entre os povos. Diversos peregrinos vindos de várias partes do mundo estiveram unidos em um só coração pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) neste último sábado, 20, durante a celebração da Missa de envio dos jovens ao Rio de Janeiro, palco onde será realizado o evento com a presença do Papa Francisco.

jmj.JPG
Venezuelanos, hondurenhos e espanhóis em comunhão e alegria pela
JMJ | Foto: Leandro Massoni Ilhéu

O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a Santa Missa ao lado de arcebispos, bispos e religiosos.

O entusiasmo de jovens oriundos de várias nações e o carinho para com os brasileiros jamais serão esquecidos pelos voluntários da Semana Missionária, que ao longo desta última semana, prestaram serviços auxiliando e orientando os jovens peregrinos durante suas estadas nas paróquias da arquidiocese, hospedados, a maioria deles, em residências familiares.

Aos poucos, jovens brasileiros e estrangeiros chegavam para este momento de fé. Carregando as bandeiras de suas respectivas pátrias, era possível acreditar que toda aquela multidão já celebrava o clima da JMJ.

Em cada canto da Praça Heróis da FEB, localizada na região de Santana, a Gaudium Press registrou as expressões de alegria e de contentamento dos jovens peregrinos pela Santa Missa de envio. A impressão obtida por nós é que em cada ponto da praça, parecia haver um pouquinho de cada canto do mundo.

Argentinos, venezuelanos, angolanos, coreanos, hondurenhos, africanos, franceses, espanhóis, italianos, entre outros países, entoavam em uma só voz uma mensagem de paz e esperança.

Testemunhos

Interação entre jovens brasileiros e estrangeiros não faltou durante a Semana Missionária. Para o voluntário Guilherme Neves, de 17 anos, que acompanhava os jovens Alan Alvarenga, do Paraguai, e Nívea Ramires, do México, a experiência de convívio vem sendo proveitosa:

jmj_1.JPG
Jovem brasileiro acompanha peregrinos da
América do Sul durante a Semana Mission-
ária, em São Paulo | Foto: Leandro
Massoni Ilhéu

“É uma experiência que eu nunca tive na vida. Estou aprendendo a falar espanhol e desenvolvemos algumas atividades com eles, além de termos visitamos alguns pontos turísticos aqui de São Paulo. A gente aprende um pouco deles e eles aprendem um pouco do nosso jeito brasileiro”, afirmou Guilherme.

A mexicana Nívea não esconde a alegria de participar deste momento de comunhão ao lado de outros jovens e diz que sua expectativa é “viver novamente um encontro com os jovens na fé viva, sobretudo, preparando-se para o encontro com Nosso Senhor e o Papa Francisco, onde vamos demonstrar que Cristo vive e que está entre nós, nos transmitindo uma mensagem.”

O sacerdote que acompanhava a delegação mexicana, Padre Erguatorrez de Luna, ressaltou a emoção pelo acontecimento que mobiliza jovens de todo o mundo para o encontro com o Vigário de Cristo. Para ele, a importância de presenciarmos eventos como a JMJ servem para “um testemunho de fé para a igreja e especialmente, para a Igreja jovem de Jesus Cristo.”

“Sabemos que o Papa Francisco vem nos trazer uma mensagem de amor, de paz, e sobretudo, de missão. É uma alegria grande encontrarmos com ele, escutarmos nele a voz de Cristo,” ressaltou o Padre Erguatorrez.

Celebração Eucarística

Durante os primeiros minutos da celebração da Santa Missa de envio dos jovens a JMJ, cânticos para o nosso Senhor foram entoados pela multidão jovem de todas as partes do mundo presentes na Praça Heróis da FEB, em Santana, São Paulo.

Momentos especiais não faltaram: entrada das bandeiras de cada nação, chegada da imagem de São Pedro e Nossa Senhora Aparecida, levada pelos jovens voluntários da Semana Missionária, além da felicidade contagiante do público peregrino.

“Cristo, nos convida”, música tema da Jornada Mundial da Juventude, foi cantada por toda a juventude que se fazia presente na região Santana.

Homilia de Dom Odilo

Durante a homilia, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, afirmou que durante toda a Semana Missionária, os jovens praticaram sua fé através de atividades culturais e sociais, ressaltando a hospitalidade dos brasileiros com os jovens peregrinos.

jmj_2.JPG
Dom Odilo pedro Scherer, Arcebispo de São
Paulo | Foto: Leandro Massoni Ilhéu

“Deus pague a todos os irmãos que acolheram os jovens peregrinos em suas tendas. Vocês vieram a nós como peregrinos e missionários, trazendo-nos a alegria do testemunho da fé”, disse Dom Odilo aos jovens.

Segundo Dom Odilo, a JMJ é considerada “o testemunho do mistério da fé que cremos.” O Arcebispo falou aos jovens que Jesus os espera de braços abertos no Rio de Janeiro “para levar aos demais o mistério do amor de Deus.”

“Vocês ainda vão manifestar o testemunho da fé para outros durante a Jornada”, reafirmou Dom Odilo.

Durante sua fala, o Cardeal refletiu a passagem bíblica onde Abraão e Sara acolhem três peregrinos e enalteceu a juventude atual como mensageiros da paz:

“Que o encargo missionário os façam viver em outras gerações. Que Deus encha seus corações de generosas caridades e que Ele acompanhem vocês durante a Jornada Mundial da Juventude. Que vocês deem este retorno a seus países”, finalizou.

Finalizando a homilia, Dom Odilo agradece a presença dos fiéis na Santa Missa de envio, deixando um recado especial aos jovens. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas