Gaudium news > O Papa chega ao Brasil

O Papa chega ao Brasil

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 22-07-2013, Gaudium Press) Uma recepção calorosa. O Papa Francisco pisou em solo brasileiro pela primeira vez, mais precisamente, no Rio de Janeiro, na tarde de ontem, 22, quando desembarcou no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão.

papa_francisco.jpg
Papa desembarcando no Brasil | Foto: Alex Mazzullo

Um coral de crianças cantou para recepcionar o Papa, que seguiu depois em direção ao centro do Rio de Janeiro.

Palácio da Guanabara

No Palácio da Guanabara, os hinos do Vaticano e do Brasil foram executados, saudando a chegada do Santo Padre.

Autoridades do Estado recepcionaram o Vigário de Cristo. Entre elas, a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes.

O presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, cumprimentaram o Papa com abraços e felicitações.

“Não tenho ouro, nem prata” foram as primeiras palavras pronunciadas pelo Pontífice, que afirmou trazer em sua bagagem algo mais precioso para os brasileiros: Jesus Cristo.

Ele cumprimentou os convidados e governantes e ressaltou que foi o querer de Deus que o trouxe ao Brasil:

“Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso entrar na porta do seu coração”, afirmou o Papa.

O Papa, ao desejar a paz de Cristo aos que estavam presentes no Palácio, disse que pede licença para passar uma semana com o povo brasileiro, por ocasião a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá seu início neste 23 de julho.

O Santo Padre não deixou de mencionar aos peregrinos vindos de todas as partes do mundo para um encontro de fé e oração:

“Estes jovens, vindos de diversos continentes, falam línguas diferentes. Cristo bota fé nos jovens e também os jovens botam fé em Cristo”, enalteceu o Pontífice.

Francisco ainda rememorou o dito popular brasileiro, dizendo que os filhos são como a “menina” dos olhos dos pais.

O Santo Padre relembrou que o “Abraço do Papa” envolve o país inteiro.

Quando estiver em Aparecida, em São Paulo, para venerar a imagem da Padroeira do Brasil, ele afirmou que terá “em mente recordar-lhes a todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias.”

Para finalizar seu discurso o Papa abençoou os presentes e agradeceu o acolhimento.

Carreata pelo Rio de Janeiro

O público recepcionou o Santo Padre, que não se incomodou com o cansaço da longa viagem e protagonizou uma cena que não se via há mais de 30 anos: o desfile de um Papa em carro aberto, fora de Roma.

Acompanhado do Arcebispo Dom Orani, o Papa dirigiu-se à Catedral Metropolitana de São Sebastião Rio de Janeiro. Apesar do horário, milhares de pessoas se reuniram pelas ruas e avenidas por onde o Pontífice passava, gritando seu nome: Francisco.

O Santo Padre parecia apreciar com muito gosto o calor humano que emanava do coração do povo brasileiro. Durante todo o percurso, ele manteve abertos os vidros do carro. Em alguns momentos, o Santo Padre parava a carreata para acolher em seus braços crianças, beijando-as na testa. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas