Gaudium news > Arquidiocese de Santiago do Chile celebrará Missa em desagravo por profanação de sua Catedral

Arquidiocese de Santiago do Chile celebrará Missa em desagravo por profanação de sua Catedral

Santiago – Chile (Terça-feira, 30-07-2013, Gaudium Press) Através de uma carta dirigida a todos os fiéis da Arquidiocese de Santiago do Chile, o Arcebispo Dom Ricardo Ezzati denunciou os graves fatos ocorridos no último dia 26, quando “um grupo de anárquicos” partidários do aborto invadiu a Catedral durante a Santa Missa da tarde e realizou atos de vandalismo no templo. Por este motivo o prelado decretou o fechamento da Catedral até o dia 31 de julho, quando será celebrada uma Santa Missa em desagravo, e a união em oração de todos os fiéis em reparação pelo sucedido. O comunicado de Dom Ezzati foi lido em todas as paróquias no último final de semana.

 

Snap 2013-07-30 at 16.09.39.png
Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago (Chile),
denunciou o ataque sofrido na Catedral
por parte de um grupo de promotores do aborto.

Em uma carta escrita “com dor e ao mesmo tempo com serenidade e o coração em paz”, o Arcebispo notificou aos fiéis do ataque realizado por “um grupo de anárquicos” que tentaram interromper com insultos e violência a celebração eucarística na Catedral de Santiago, no dia de sua festa patronal. Segundo expressou o prelado, a “integridade dos fiéis” lhes permitiu suportar o ataque sem deixar-se provocar e levar a cabo a Liturgia, que correspondia à memória do Apóstolo Santiago, Padroeiro da cidade.

“A intolerância dos fanáticos e sua violência irracional foi uma grave ofensa a Deus e a toda a comunidade dos crentes em Cristo”, denunciou Dom Ezzati, “deixou pegadas dolorosas através de agressões e maus tratos a várias pessoas e da destruição e dano ao patrimônio artístico religioso do principal templo do país”. Várias mensagens gravemente blasfemas pintadas nos muros e altares da Catedral ficaram como prova da vontade ofensiva dos agressores.

Por este motivo, o Arcebispo em primeiro lugar exortou a todos os fiéis a pedirem perdão a Deus pelas ofensas realizadas pelos vândalos. Para este fim, determinou que seja incluída uma petição especial na Oração dos Fiéis nas paróquias da Arquidiocese, assim como uma oração ao final das missas e a celebração de uma solene Eucaristia na Catedral no dia 31 de julho às 12h30, ao qual convidou a todos os fiéis. O dito templo permanecerá fechado até essa data.

Dom Ezatti também denunciou que os fatos, em seu aspecto civil, “revestem uma especial gravidade, pela intolerância que supõem e pelo agravo à liberdade religiosa e de culto”. Dom Ezzati recordou que estes direitos dos católicos devem ser respeitados e garantidos segundo o ratificado pela Constituição do país. “Não posso calar meu desconcerto e minha preocupação diante daqueles que tem a grave responsabilidade e obrigação de garantir a liberdade e a segurança de todas as pessoas”, afirmou o prelado.

O Arcebispo recordou que a Catedral é um lugar de grande importância para os cidadãos, sendo inclusive reconhecida como um Monumento Nacional. “Esperamos no futuro gozar do resguardo preventivo ao qual temos direito”, concluiu o Cardeal, que estendeu sua bênção aos fiéis. (GPE/EPC)

Com informações da Arquidiocese de Santiago.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas