Gaudium news > "Evangelizar jamais é um ato isolado", é "sempre eclesial", diz o Papa em Mensagem para Dia Mundial das Missões

"Evangelizar jamais é um ato isolado", é "sempre eclesial", diz o Papa em Mensagem para Dia Mundial das Missões

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-08-2013, Gaudium Press) – Na mensagem que o Papa Francisco escreveu para o dia Mundial das Missões ele afirma que todos os batizados são chamados a anunciar o Evangelho com coragem, em toda realidade.

Papa_Francisco.jpg
Foto Gustavo Kralj – Gaudium Press

O documento foi escrito para as comemorações que serão realizadas no dia 20 de outubro, foi lançado ontem e assinado na Solenidade de Pentecostes, em 19 de maio passado.

O Santo Padre diz que “evangelizar jamais é um ato isolado”, mas “sempre eclesial” e prossegue afirmando que “a fé é dom precioso de Deus”, “um dom que não se pode guardar para si, mas deve ser partilhado”.

Seguindo estas considerações o Papa Francisco desenvolve sua primeira Mensagem para o Dia Mundial das Missões: “Toda comunidade é ‘adulta’ quando professa a fé, a celebra com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus”.

O Santo Padre ainda ressalta que a “missionariedade não é somente uma questão de territórios geográficos”, pois que “os confins da fé não atravessam somente lugares e tradições humanas, mas o coração de cada homem e de cada mulher”.

Por isso, cada comunidade deve anunciar Jesus até os extremos confins da terra como “um aspecto essencial” da vida cristã. Todos “somos enviados pelas estradas do mundo para caminhar com os irmãos, professando e testemunhando a nossa fé em Cristo”, relembra o Papa.

O Papa afirma também que “muitas vezes a obra de evangelização encontra obstáculos não apenas externamente, mas dentro da própria comunidade eclesial”.

O Santo Padre escreve: “por vezes ainda se pensa que levar a verdade do Evangelho é fazer violência à liberdade”, quando, ao invés, levar a verdade evangélica “é uma homenagem a essa liberdade”.

É “urgente fazer resplendecer em nosso tempo a boa nova do Evangelho com o anúncio e o testemunho, e isso deve ser feito dentro da própria Igreja”, adverte o Pontífice.

O Papa Francisco reitera que “é importante não esquecer um princípio fundamental para todo evangelizador: não se pode anunciar Cristo sem a Igreja. Evangelizar jamais é um ato isolado, individual, privado, mas sempre eclesial”.

No final da Mensagem, o Pontífice recorda aqueles que se fazem portadores da Boa Nova, dos missionários aos presbíteros fidei donum, aos fiéis leigos que “deixam a própria pátria para servir ao Evangelho em terras e culturas diferentes”. “Doar missionários e missionárias jamais é uma perda, mas um ganho”, afirma. (JSG)

Com informações Radio Vaticano

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas